Title: | Sentido e significado de felicidade no trabalho para professores de uma instituição de ensino privada e sem fins lucrativos |
Author: | Silva, Andresa Darosci |
Abstract: |
Por que a felicidade no trabalho é importante? Um dos motivos é que o ser humano passa boa parte do tempo no trabalho e este ocupa um espaço central na vida das pessoas. Nesse sentido, a felicidade impacta diretamente em outros espaços de vida e no trabalho e quando de forma significativa no trabalho, contribui para a construção de sentimentos preponderantemente positivos, estáveis e perenes. Para a realização desta pesquisa tese, foi delimitado como público alvo, professores que estabeleciam vínculo de emprego com uma instituição de ensino privada, localizada na cidade de Florianópolis/SC. Um dos objetivos dessa pesquisa foi compreender como se constituem as relações entre sentidos e significados do trabalho e as possíveis consequências à construção da felicidade no trabalho, com base nos preceitos epistemológicos da Psicologia Positiva. A pesquisa foi desenvolvida a partir da utilizac¸a~o do me´todo misto sequencial explanato´rio, caracterizado pelos procedimentos quantitativo e qualitativo. Por conseguinte, o estudo foi realizado com base em dois estudos sequenciais. O Estudo 1 (QUAN) com aplicação de um questionário on-line, composto de 55 questões, com base nas categorias e variáveis centrais relacionadas ao significado do trabalho e felicidade, tendo como parâmetro de resposta, uma escala de intensidade do tipo Likert. A partir dos resultados obtidos no 1º estudo, o Estudo 2 (QUAL) foi elaborado por meio da construção de um roteiro de entrevista semiestruturado, contendo oito perguntas abertas. Ao final, foi realizada a descrição, análise e interpretação dos resultados e ainda, a triangulac¸a~o dos dados, com a finalidade de verificar as diverge^ncias, aproximações e complementariedades encontradas nos resultados de ambas as etapas. Como principais descobertas, foi possível perceber que na parte quantitativa e qualitativa, se estabeleceu uma relação entre o grau de importância do trabalho na vida dos professores, o orgulho pela profissão e a relevância das condições materiais para a realização do trabalho. O que se pôde, portanto compreender é que a felicidade no trabalho docente, é construída tanto por bases hedônicas, quanto eudaimônicas. Isto porque, ser feliz é desfrutar o presente, ou seja, sentir prazer no aqui e agora, mas também fazer algo com um objetivo futuro e que tenha sentido a longo prazo. A dimensão relacional foi evidenciada quanto à importância conferida pelos professores, sobre os processos psicossociais que envolvem, como exemplo, a comunicação e as relações sociais estabelecidas no ambiente laboral. Já a dimensão espiritual foi percebida sobre os propósitos de vida pessoal e no trabalho, enfatizando o papel social do trabalho, o orgulho de ser professor, da paz interior e ainda ao desempenhar tarefas no trabalho cobertas por significado e propósito, que se apresentam como características preditoras da felicidade no trabalho. Por fim, a dimensão material ou objetiva, foi destacada pelas condições materiais de existência ofertadas pela instituição de ensino, ou seja, condições que envolvem o ambiente físico de trabalho para o exercício da profissão. Abstract: Why is happiness important at the workplace? One of the reasons is that most human beings spend great part of their time at work, which occupies a central place in their lives. In this sense, happiness has a direct impact on other areas of life and at work as well. When happiness affects work significantly, it contributes to the construction of positive, stable, and perennial feelings. In order to conduct this research, teachers who worked for a private educational institution located in the city of Florianópolis, capital of the state of Santa Catarina, Brazil, were chosen as the target population. The objectives of this doctoral dissertation was to understand the relationship between the meaning and significance of work and happiness at the workplace, based on the epistemological precepts of Positive Psychology. This research was conducted following the mixed sequential explanatory method, characterized by using quantitative and qualitative procedures. Consequently, it was divided in two sequential reports. Report 1 (quantitative) involved the application of an online questionnaire comprised of 55 questions based on the main categories and variables related to the meaning and significance of work and happiness, having predetermined parameter responses defined by a Likert scale of intensity. From the results obtained in the first report, Report 2 (qualitative) was elaborated through a semi-structured interview containing eight open questions. After the results from both reports were described, analyzed, and interpreted, all the data gathered were triangulated with the intention of verifying possible divergences, approximations, and complementarities. The main findings in both quantitative and qualitative reports suggest that there is a relation between the level of importance of work on teachers? lives, their honor for the profession, and the relevance of the material conditions for their practice. Based on the findings, it was possible to conclude that happiness in teaching is constructed not only on Hedonics, but also on eudaimonics. That is because being happy is to enjoy the moment, in other words, to feel pleasure by being right here right now, but also by doing something with a future goal that is meaningful in the long term. The relational dimension was perceived through the importance the teachers attributed to the psychosocial processes that involve, for instance, communication and the social relations established in the work environment. As for the spiritual dimension, it was observed in the teachers? life goals and work objectives, which emphasized the social role of work, their honor of being teachers, inner peace, and also when performing tasks that are meaningful and significant, which are presented as predictors of happiness at work. Finally, the material or objective dimension was contemplated through the material conditions of existence offered by the educational institution, that is, conditions that involve the physical work environment for professional practice. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214774 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PPSI0854-T.pdf | 5.173Mb |
View/ |