Title: | Aprendizagem ativa e o ensino híbrido: uma alternativa para cursos de engenharia |
Author: | Cardoso, Gisele da Silva |
Abstract: |
A Educação a Distância no Brasil tem se consolidado como uma forte modalidade educacional no ensino superior. Com a atualização da legislação pertinente ao tema e demais atualizações das normas que regulam o ensino de graduação presencial, há um forte indicativo da expansão da modalidade híbrida nos cursos superiores. Porém, a metodologia utilizada tradicionalmente em cursos presenciais não é adequada à modalidade da educação a distância, mesmo que no formato híbrido. Nesse contexto, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura cujo objetivo foi analisar as concepções metodológicas apresentadas em propostas de ensino em cursos de engenharia na modalidade de educação a distância, elaborou-se a questão de pesquisa definida como quais os principais fatores necessários para a elaboração de uma recomendação metodológica, mediada pelas tecnologias da informação e comunicação e fundamentada na abordagem da aprendizagem ativa para cursos híbridos, aderente aos referenciais de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação. Para responder à questão proposta foi realizado um estudo de caso no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Campus Criciúma. Considerando-se o conceito de aprendizagem ativa e os métodos ativos da aprendizagem como uma tendência no ensino de graduação nas engenharias, chegou-se a uma recomendação metodológica a partir de aspectos técnicos e pedagógicos em que o ensino deva ser pensado a partir de situações e problemas reais. Abstract: The Distance Education in Brazil has been consolidated as a strong educational modality in higher education. With the updating of legislation relevant to the theme and other updates of the documents that guide education for the undergraduate program, there is a strong indication of the expansion of the hybrid modality in higher education. However, the methodology traditionally used in face-to-face courses is not appropriate to the distance education modality, even in the hybrid format. In this context, based on a Systematic Review of Literature whose objective was to analyse the methodological conceptions presented in teaching proposals in engineering courses in the modality of distance education, the research question was defined which are as the main factors necessary for the elaboration of a methodological recommendation, mediated by information and communication technologies and based on the approach of active learning for hybrid courses, and that adherent to the quality references required by the Ministry of Education. In order to answer the proposed question, a case study was carried out within the framework of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina, Campus Criciúma. Considering the concept of active learning and active learning methodologies as a trend in education for the undergraduate program in engineering, a methodological recommendation was reached from technical and pedagogical aspects in which teaching should be thought from real situations and problems. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214712 |
Date: | 2019 |
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PTIC0063-D.pdf | 2.371Mb |
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