Implementação de um sistema para seleção de instâncias no âmbito do experimento remoto block.ino

DSpace Repository

A- A A+

Implementação de um sistema para seleção de instâncias no âmbito do experimento remoto block.ino

Show full item record

Title: Implementação de um sistema para seleção de instâncias no âmbito do experimento remoto block.ino
Author: Oliveira, Graceline de
Abstract: Os laboratórios remotos oferecem recursos para práticas didáticas abordando diversos temas, em diferentes áreas, possibilitando aos alunos experiências reais por meio de experimentações e manipulação de equipamentos reais. A área da computação requer recursos tecnológicos para incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos para resolução de problemas, por meio da prática da lógica de programação, construção e execução de programas. O objetivo desta pesquisa é implementar um sistema para selecionar instâncias do block.ino, assim como, relatar a instalação e configuração destes recursos no laboratório de experimentação remota na Universidade Federal de Santa Catarina. Os procedimentos metodológicos deste trabalho tem ênfase na pesquisa tecnológica, uma vez que, descreve o desenvolvimento de um artefato tecnológico. Esta pesquisa está dividida em três etapas: planejamento, desenvolvimento e análise. Este trabalho, também, se propôs a apresentar dados referentes à utilização do sistema implementado e das instâncias do block.ino, a partir de instrumentos para coleta de dados aplicados aos sujeitos da pesquisa, alunos da 6ª e 7ª fases do curso superior de Sistemas de Informação, da Escola Superior de Criciúma - Santa Catarina, no ano de 2018, com a finalidade de perceber as contribuições quanto ao uso destas tecnologias. Os resultados apresentados demonstram a aprovação do sistema desenvolvido para a seleção das instâncias do block.ino, visto que, facilitam o acesso ao ambiente de desenvolvimento Arduino do experimento remoto, a partir da seleção dos componentes necessários para realização das práticas didáticas. Bem como, é notório o potencial do laboratório remoto block.ino como recurso tecnológico para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de lógica de programação, eletrônica básica, robótica e linguagem de programação, com acesso e manipulação de componentes reais através da internet, que pode ser aplicado tanto na educação básica quanto no ensino superior.Abstract: The remote laboratories offer resources for didactic practices on different subjects, in different areas, allowing students real experiences through experimentation and manipulation of real equipment. The area of computing requires technological resources to encourage the development of students' logical reasoning for problem resolution, through the practice of programming logic, creation and executing programs. The objective of this research is to implement a system to select instances of the block.ino, as well as to report the installation and configuration of these resources in the remote experimentation laboratory at the Federal University of Santa Catarina. The methodological proceedings of this research have an emphasis on technological research, since, it describes the development of a technological artifact. This research is divided into three stages: planning, development and analysis. This research also proposed to present data on the use of the proposed system and the instances of block.ino, from data collection instruments applied to the subjects of the research, students of the higher education in the 6th and 7th phases of the course Information Systems, of the Higher School of Criciúma - Santa Catarina, in the year 2018, with the objective of perceiving the contributions regarding the use of these technologies. The results presented demonstrate the approval of the system developed for the selection of block.ino instances, since they facilitate access to the Arduino development environment of the remote experiment, from the selection of the necessary components to execution out the proposed didactic practices. As well as, it is notorious the potential of the remote laboratory block.ino as a technological resource to assist the teaching and learning process of logic programming, basic electronics, robotics and programming language, with access and manipulation of real components through the internet, which can be applied in both basic and higher education.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214683
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PTIC0056-D.pdf 4.664Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar