Title: | Competência em informação e ansiedade de informação: conexões possíveis |
Author: | Souza, Marcela Reinhardt de |
Abstract: |
Objetiva analisar as convergências existentes entre a competência em informação e a ansiedade de informação. Para atender ao objetivo geral, caracteriza a competência em informação, o excesso de informação, a sobrecarga de informação e a ansiedade por excesso de informação; identifica nos estudos sobre a ansiedade de informação uma conexão possível com a competência em informação e apresenta elementos para modelos de competência em informação com proposição de redução da ansiedade de informação. É interdisciplinar, possui abordagem qualitativa e quanto aos objetivos é exploratória. Adota dois procedimentos: a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Os dados coletados a partir de livros, capítulos de livros e artigos científicos foram analisados por meio de pesquisa bibliográfica. Um levantamento de artigos científicos foi realizado a partir das bases de dados LISA, ISTA, Scopus, Web of Science, BRAPCI, Scielo, MEDLINE, PubMed, Pepsic e PsycNET. Para os dados coletados em matérias de sites, identificados a partir de levantamentos no Google, utilizou-se a análise de conteúdo, com critérios de avaliação de fontes de informação digital, análise da frequência de palavras e categorização. Apresenta quatro modelos de competência em informação e analisa sua possível utilidade para diminuir a ansiedade de informação, a partir dos elementos identificados. Entende que os bibliotecários são profissionais capacitados para planejarem modelos de competência em informação, considerando que pessoas competentes em informação sofram menos com as consequências do excesso de informação, tal qual a ansiedade. Observa-se a necessidade de criação de um modelo específico para esse fim, seja adaptado de outro já existente ou não. Abstract: It aims to analyze the convergences between information literacy and information anxiety. In order to meet the general objective, it characterized the information literacy, information overload and information anxiety; identified the studies about information anxiety a possible connection with information literacy and presents elements for information literacy models with the purpose of reducing information anxiety. It is interdisciplinary, essentially qualitative and the objectives are exploratory. It adopts two procedures: bibliographic research and content analysis. The data collected from books, chapters of books and scientific articles were analyzed through bibliographic research. A survey of scientific articles was carried out from the databases LISA, ISTA, Scopus, Web of Science, BRAPCI, Scielo, MEDLINE, PubMed, Pepsic and PsycNET. The data collected in site materials, identified from surveys in the Google, content analysis was used with criteria for evaluating digital information sources, word frequency analysis and categorization. It presents four models of information literacy and analyzes its possible utility reduce the information anxiety based on the identified elements. It understands that librarians are trained professionals to plan models of information literacy, considering that, with this the people suffer less from the consequences of information overload, such as anxiety. It is necessary to create a specific model for this purpose, whether it is adapted from an existing model or not. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214624 |
Date: | 2019 |
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PCIN0210-D.pdf | 2.470Mb |
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