Do discurso político ao discurso jornalístico: a construção da imagem de si nos pronunciamentos de Michel Temer e a produção de sentidos nos portais jornalísticos G1/O Globo e Uol/Folha de S. Paulo

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Do discurso político ao discurso jornalístico: a construção da imagem de si nos pronunciamentos de Michel Temer e a produção de sentidos nos portais jornalísticos G1/O Globo e Uol/Folha de S. Paulo

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Title: Do discurso político ao discurso jornalístico: a construção da imagem de si nos pronunciamentos de Michel Temer e a produção de sentidos nos portais jornalísticos G1/O Globo e Uol/Folha de S. Paulo
Author: Vicenzi, Liziane Nathália
Abstract: Esta dissertação se insere nas reflexões a respeito da conjuntura política brasileira delimitada no governo do ex-presidente da República Federativa do Brasil Michel Temer, em decorrência do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff. O objeto de estudo do trabalho é a construção da imagem de si (ethos discursivo) nos pronunciamentos de Michel Temer e a produção de sentidos realizada pelos portais jornalísticos G1/O Globo e Uol/Folha de S. Paulo, referente aos pronunciamentos presidenciais no período de 12 de maio de 2016 a 31 de dezembro de 2018. O objetivo geral é justamente compreender as possíveis mudanças desse discurso político para o discurso jornalístico e, especificamente, analisar a construção da imagem de si nos pronunciamentos de Michel Temer, questionar ?se? e ?como? os portais problematizaram esses pronunciamentos a partir da produção de sentidos no discurso jornalístico e refletir a respeito das possíveis analogias nos efeitos de sentidos, relações e interesses da imagem de si e do discurso jornalístico. O eixo interpretativo aciona o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa (AD) em um corpus de 13 pronunciamentos do ex-presidente e de 64 notícias referentes a esses pronunciamentos em G1/O Globo e Uol/Folha de S. Paulo. A análise da imagem de si conta com 195 sequências discursivas que compõem as formações discursivas: ?Sou reformista e confio no progresso?, ?Sou conservador e confio na Constituição?, ?Sou crente na união e no diálogo?, ?Sou corajoso e salvei o país?, ?Sou totalmente honesto e vítima?. Na produção de sentidos nos portais jornalísticos constituem o corpus 247 sequências discursivas em G1/O Globo e 171 sequências discursivas em Uol/Folha de S. Paulo englobadas nas formações discursivas: ?Temer é alvo da oposição e de denúncias?, ?Temer é um presidente polêmico em suas declarações?, ?Temer defende a constitucionalidade do impeachment e as instituições?, ?Temer quer união e prega o diálogo?, ?Temer vai gerar emprego e crescimento? e ?Temer é reformista?. Diante disso, os resultados possibilitam a conclusão de que o discurso político de Michel Temer foi direcionado para sua base aliada e não para a população. A abordagem dos portais se limitou a categoria do ?jornalismo declaratório?, a considerar Temer ?polêmico? e amenizar as denúncias e índices de rejeição do presidente a partir dos resultados das pesquisas de opinião divulgadas ao decorrer do mandato. A semelhança nos sentidos das formações discursivas da imagem de si e nas formações discursivas dos portais demonstra ser um fator preocupante acerca da atuação do jornalismo dentro do sistema político-midiático configurado no Brasil.Abstract: paper submerges itself on the reflections about Brazil?s political climate during the government of now former president, Michel Temer, who came to power after his predecessor Dilma Rousseff was impeached. The object of study is the construction of a self-image (discursive ethos) in his discourses and the creation of meanings by the news portals G1/O Globo and Uol/Folha de S. Paulo in the period of 12th of may, 2016 till december 31st, 2018. The general objective is to understand the possible changes from his politic discourses to the journalistic discourses and, more specifically, analyze the construction of a self-image in Michel Temer?s discourses, to question ?if? and ?how? the news portals problematized his discourses from the production of meanings in journalistic discourse and to reflect on the possible analogies in the effects of meanings, relationships and interests of self image and journalistic discourse. We use theoretical-methodological French Discourse Analysis in a corpus of 13 of the former president?s discourses and 64 news articles about this particular speeches published by G1/O Globo e Uol/Folha de S. Paulo. The analysis of his self-image counts on 195 discursive sequences that make up the discursive formations: ?I am a reformer and I believe in progress?, ?I am a conservative and I trust the Constitution?, ?I am a believer in union and dialogue?, ?I am brave and I saved the country?, ?I am absolutely honest and a victim?. The production of meanings in the news portals constitute a corpus of 247 discursive sequences at G1/O Globo and 171 discursive sequences at Uol/Folha de S. Paulo comprising of: ?Temer is a target of accusations and the opposition?, ?Temer is a polemic in his declarations?, ?Temer stands by the impeachment and the institutions?, ?Temer wants union and dialogue?, ?Temer will create jobs and growth? and ?Temer is a reformist?. From this, the conclusion is that Michel Temer?s political discourse was directed at his own base and not the population as a whole. The news outlets limited themselves to ?declaratory journalism?, by considering Temer ?polemic? and phasing his accusations and rejection rates polled during his term. The resemblance in meaning in the discursive formations of his self-image and the discursive formation of the news portals represent a worrying factor surrounding journalism in the midiatic-political system set about in Brazil.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214549
Date: 2019


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