Modelo baseado em análise de agrupamentos voltado à gestão de ideias

DSpace Repository

A- A A+

Modelo baseado em análise de agrupamentos voltado à gestão de ideias

Show full item record

Title: Modelo baseado em análise de agrupamentos voltado à gestão de ideias
Author: Lopes, Jeiel Miguel
Abstract: Com os avanços da internet as pessoas passaram a ter maior poder de comunicação produzindo novas demandas para o mercado. Conectadas a isso, muitas empresas passaram a implementar processos de inovação aberta sendo suportardos por colaborações externas à organização, principalmente no que tange a captura de ideias. Consequentemente, novos desafios surgiram, entre eles, o aumento no volume de ideias e, a partir disso, a necessidade de apresentar respostas mais rápidas e assertivas visando manter as organizações competitivas. Sendo assim, este trabalho propõe um modelo voltado à avaliação e gestão de ideias, a fim de proporcionar informações que auxiliem especialistas de domínio na seleção de potenciais ideias. Para tanto, o modelo se utiliza de Análise de Agrupametos combinada à criação de uma ordenação (ranking) dos grupos, de acordo com a sua relevância, estabelecida por meio da composição de um índice de atualidade. Com o intuito de avaliar os resultados da aplicação do modelo, foram elaborados diferentes cenários de estudos sobre os dados coletados na comunidade de Gestão de Ideias, Ubuntu Brainstorm®, combinados aos dados de artigos coletados na base de dados Semantic Scholar®. A partir dos resultados obtidos constata-se que a aplicação do índice de atualidade nos agrupamentos possibilita estabelecer a ordenação e, desta forma, a relevância desses. Em todos os cenários analisados, a ordenação no processo de agrupamento permitiu confirmar que os grupos com maior relevância tendem a conter ideias positivas e implementadas. Por fim, conclui-se que o modelo proposto neste trabalho é capaz de produzir informações para auxiliar especialistas de domínio no processo de Gestão de Ideias.Abstract: With the advances of the internet, people started to have greater power of communication producing new demands for the market. Aiming to expand its competitiveness, many companies started to implement processes of open innovation being supported by collaborations external to the organization, mainly in what concerns the capture of ideas. As a result, new challenges have arisen, among them, the increase in the number of ideas and, hence, the need to present faster and more assertive responses in order to keep organizations competitive. Thus, this work proposes a model focused on the analysis and selection of ideas. To do so, the model suggests the use of Cluster Analysis combined with the creation of a ranking of the groups, according to their relevance, established through the composition of a current index. In order to evaluate the results of the application of the model, different study scenarios were elaborated using the data collected in the Idea Management community, Ubuntu Brainstorm®, combined with data from articles collected from the Semantic Scholar® database. From the results obtained it was found that by using the current index makes possible to establish the significance of the groups, so enabling the ordering of the clusters. In all scenarios analyzed the ordering allowed to confirm that clusters with better ranking tend to contain positive and implemented ideas. Finally, it is concluded that the proposed model in this work is capable of producing information to assist domain specialists in the process of Idea Management.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214539
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PTIC0070-D.pdf 2.773Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar