Hiperinfografia: uma proposta para o infográfico de quarta geração

DSpace Repository

A- A A+

Hiperinfografia: uma proposta para o infográfico de quarta geração

Show full item record

Title: Hiperinfografia: uma proposta para o infográfico de quarta geração
Author: Silva, William Robson Cordeiro
Abstract: Os infográficos mostram dinâmica ao longo de toda a sua existência no jornalismo, passando por transformações categorizadas em três estágios. Essas modificações se acentuam na internet, na qual o formato amplia suas capacidades imersivas e expressivas e cuja especificidade se manifesta em modelos voltados para a terceira dimensão, games, realidade virtual, realidade aumentada, entre outros. O fenômeno ocorre no contexto do jornalismo pósindustrial, alterando a produção e o consumo de notícias e atravessando fortemente suas linguagens e formatos. Desse modo, na visualização sintética, expressão que define as formas esquemáticas de valor enunciativo, a transição vai além dos suportes ? do analógico para o digital ?, mas se aprofunda no ambiente da hipermídia. Portanto, esta tese percorre o seguinte caminho: investigar os recentes movimentos de visualização sintética de alto potencial imersivo e expressivo no jornalismo pós-industrial. Ou seja, como se manifesta a infografia nesse cenário? O objetivo é propor aporte conceitual que venha a reconhecer as modalidades recentes, trazendo nova categoria de formato, que estamos denominando de hiperinfografia. O acréscimo do prefixo hiper determina o ambiente dessas infografias e, semelhantemente, a sua grandeza e sofisticação. Esta pesquisa doutoral ainda se fundamenta na ideia de que os três primeiros estágios evolutivos não contemplam essa modalidade de produção infográfica pelos jornais tanto do Brasil quanto do exterior e, logo, pretende delimitar uma fase posterior que abrigue formato hipermidiático inédito. A investigação combina levantamentos teóricos com a metodologia do Estudo de Casos Múltiplos (YIN, 2001) e com o esquema que construímos e denominamos de Matriz de Análise Hiperinfográfica, para examinar cinco hiperinfográficos de periódicos brasileiros e estadunidenses, selecionados a partir de seis propriedades morfológicas previamente categorizadas e descritas: síntese, interação, autonomia, hipermídia, imersão/visualidade estética e sincronia sintática. Buscamos isolar esse fenômeno e apontar experiências recentes que contribuam para melhor eficiência comunicativa. Assim, constatamos a emergência de modelo paradigmático inovador no jornalismo que atinge patamar narrativo específico, decorrente de formato que opera modalidades até então não apreciadas.Abstract: history of Infographic design in journalism is full of dynamics that have passed through numerous transformations and can be categorized into three stages. These modifications have reached a turning point with the onset of the Internet, where infographic capabilities have become more immersive and expressive and its specific models are more focused on 3D, games, virtual reality, augmented reality, and others. This phenomenon comes about in the context of post-industrial journalism, altering news production and consumption and strongly affecting its languages and formats. Thus, in synthetic visualization, which creates definitions of enunciative values' schematic forms, the transition goes beyond the mere domains of the analog to the digital but it dives more deeply into the hypermedia environment. Therefore, this thesis seeks to investigate recent synthetic visual movements that have high immersive and expressive potential in post-industrial journalism. In other words, how are infographics manifested in this context? The goal is to propose a conceptual framework able to recognize more recent modalities, proposing a new format category which we will call hyperinfography. Adding the hyper prefix is based on the manifestation of the infographic?s environment, and on their grandeur and sophistication. This Doctorate research is still based on the idea that the first three evolutionary stages do not contemplate this type of infographic production both from newspapers in Brazil and abroad and, therefore, intends to create a posterior phase that contemplates the unprecedented format of hypermedia. The research combines theoretical surveys with the Multiple Case Study methodology (YIN, 2001), and the scheme we built and called the Hyperinfographic Analysis Matrix, to examine five hyperinfographics from Brazilian and US journals, selected from six previously categorized and described morphological properties. Our intention is to isolate this phenomenon and point out recent experiences that can contribute to greater efficiency in communicative methods. This leads us to note the emergence of an innovative paradigmatic model in journalism capable of reaching a specific narrative level, resulting from a format that transforms modalities that have not been appreciated in the past.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214529
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PJOR0138-T.pdf 24.20Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar