Title: | Visibilidade lésbica e bissexual nos discursos de ícones da música popular brasileira |
Author: | Procópio, Adélia de Souza |
Abstract: |
O trabalho apresenta um estudo sobre a visibilidade lésbica e bissexual nos discursos que constituem as carreiras artísticas e posicionamentos políticos de ícones da música popular brasileira (MPB), no período de 1990 até o início de 2019. Analisei os discursos de cantoras da MPB que promovem a visibilidade lésbica e bissexual dentro de seus repertórios musicais, em suas declarações públicas sobre sexualidades e em suas performances artísticas. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, que orientou-se por epistemologias feministas e teorizações metodológicas da arqueologia e genealogia foucaultiana, pela Análise do Discurso da escola francesa e de estudos sobre a abordagem de imagens e performances artísticas. Selecionei para a pesquisa as seguintes cantoras autodeclaradas lésbicas ou bissexuais: Cássia Eller, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Mart?nália, Isabella Taviani, Ellen Oléria e Maria Gadú. Antes de analisar os discursos das cantoras selecionadas para a pesquisa, fiz uma contextualização histórica da emergência da lesbianidade e bissexualidade como temática do cancioneiro da MPB e do surgimento de cantoras precursoras tidas por ou declaradas lésbicas ou bissexuais, do final da primeira metade do século XX até antes de 1990. O objetivo da pesquisa apresentada nesta tese foi compreender se os ícones da MPB visibilizam (ou não) as lesbianidades e bissexualidades de mulheres e como o realizam, com suas músicas, declarações e performances. Para tanto, procurei compreender como discursos de gênero e sexualidade são associados às atuações artísticas dessas cantoras. Ao longo do estudo, constatei que as cantoras majoritariamente subvertem a heteronormatividade, seja por meio de letras de canções transgressoras; por declarações e posicionamentos críticos às concepções hegemônicas sobre gênero e sexualidades; e por performances artísticas inovadoras e destoantes dos padrões de feminilidade, no que se refere às suas atuações de gênero, construções corporais, usos das vozes e execução de instrumentos musicais. Baseando-me em estudos dos campos de gênero e sexualidades e em pesquisas musicais interdisciplinares, principalmente, discuti como gênero e sexualidade se imbricam com a musicalidade. Assim, as construções de gênero e sexualidades constituem as (e são constituídas por) performances e outras atuações e posicionamentos artísticos. A partir dessas reflexões, defendi o argumento de que as cantoras participam da constituição de performatividades lésbicas e bissexuais na MPB, ou seja, por meio de suas canções, posicionamentos públicos e performances artísticas constroem modos específicos de vivenciar e apresentar o gênero e a sexualidade e, ao fazê-lo, demarcam um espaço privilegiado de visibilidade lésbica e bissexual na MPB. Abstract: The paper presents a study on lesbian and bisexual visibility in the speeches that constitute the artistic careers and political positions of Brazilian popular music (MPB) icons, from 1990 until the beginning of 2019. I analyzed the speeches of MPB singers who promote lesbian and bisexual visibility within their musical repertoires, public statements about sexuality, and artistic performances. This is an interdisciplinary research, guided by feminist epistemologies and methodological theorizations of Foucaultian archeology and genealogy, the Discourse Analysis of the French school and studies on the approach of images and artistic performances. I selected for the search the following self-declared lesbian or bisexual singers: Cassia Eller, Zélia Duncan, Adriana Calcanhotto, Ana Carolina, Mart'nália, Isabella Taviani, Ellen Oléria and Maria Gadú. Before analyzing the speeches of selected singers for research, made a historical context of the emergence of lesbianism and bisexuality as Songbook theme of MPB and the emergence of precursor singers taken by or declared lesbian or bisexual, the end of the first half of the twentieth century until before 1990. The objective of the research presented in this thesis was to understand if MPB icons make visible (or not) the lesbian and bisexuality of women and how they perform it, with their songs, statements and performances. Therefore, I tried to understand how discourses of gender and sexuality are associated with the artistic performances of these singers. Throughout the study, I found that most female singers subvert heteronormativity, either through transgressive song lyrics; by statements and positions critical to hegemonic conceptions of gender and sexuality; and for innovative artistic performances that are out of line with femininity standards, in terms of their gender performances, bodybuilding, use of voices, and performance of musical instruments. Based on studies of the fields of gender and sexuality and interdisciplinary musical research mainly, I discussed how gender and sexuality intertwine with musicality. Thus, gender and sexuality constructions constitute (and are constituted by) performances and other artistic performances and positions. From these reflections, I defended the argument that the singers participate in the constitution of lesbian and bisexual performativities in the MPB, that is, through their songs, public positions and artistic performances, build specific ways of experiencing and presenting gender and sexuality. In so doing, they demarcate a privileged space for lesbian and bisexual visibility in MPB. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214402 |
Date: | 2019 |
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PICH0212-T.pdf | 13.54Mb |
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