O texto visual: processos de criação e fabulação nos desenhos infantis

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Title: O texto visual: processos de criação e fabulação nos desenhos infantis
Author: Day, Giseli
Abstract: A pesquisa é um estudo de fronteira entre Educação Infantil e Literatura que trata o desenho infantil pelas vias da filosofia da diferença de Deleuze e Nietszche e analisa o processo de criação e fabulação infantis. Entende o desenho como um texto visual capaz de gerar ficção e fabulação, linha de desterritorialização que se direciona para a vida e tem no desenvolvimento do próprio processo de desenhar sua potência geradora. Desenhar fabulações por meio das ficções do real seria a produção das diferenças no ato de narrar a própria vida enquanto potência. Pautado em Barthes, toma o texto como campo metodológico e os rastros, conceitos e imagens como dados para compor a análise. A tese questiona o processo de autoria e transgressão na produção dos desenhos e indica a importância dos afetos para o processo de criação, destacando o papel do professor frente aos processos de criação dos infantis. Conceitos como os de representação, simulacro, texto, tempos, arte, imagens e infância são retomados para compor a malha de sentidos que estrutura a pesquisa que encontra na possibilidade de responder questões estéticas no desenho um caminho para potencializar o papel fabulador do ato de desenhar.<br>Abstract: The research is a frontier study between Earlier Childhood Education and Literature that treats children's drawing through the philosophy of difference of Deleuze and Nietszche and analyzes the process of child's creation and children's fable. It understands drawing as a visual text capable of generate fiction and fabulation, line of deterritorialization that is directed towards life and has in the development of the process itself of design its generating power. To draw fabulation by means of the fictions of the real would be the production of differences in the act of narrating one's life as a power. Guided in Barthes, it takes the text as a methodological field and it's traces, concepts and images as data to compose analysis. The thesis questions the process of authorship and transgression in the production of the drawings and indicates the importance of the affections for the creation process, highlighting the role of the teacher in the processes of creation of the children. Concepts such as representation, simulacrum, text, times, art, images and childhood are revisited to compose the mesh of meanings that structure the research that finds in the possibility of answering aesthetic questions in drawing a way to enhance the drawing act.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214293
Date: 2019


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