Title: | A fotografia-expressão no ensaio fotojornalístico |
Author: | Zonta, Gustavo Paulo |
Abstract: |
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a fotografia-expressão no ensaio fotojornalístico a partir das perspectivas da escrita, da autoria e do Outro. O objetivo é identificar como os elementos da fotografia-expressão atuam nos ensaios fotojornalísticos. Esses conceitos são articulados para discutir a estética fotojornalística, a afirmação da individualidade dos fotógrafos e a relação subjetiva com os fotografados. O estudo adota como objeto empírico ensaios fotojornalísticos publicados no espaço Reflexo-Ensaio do Projeto Nós, do jornal Diário Catarinense. Os procedimentos metodológicos utilizados na análise são construídos com base nos estudos desenvolvidos por André Rouillé (2009) sobre as transformações históricas que levaram a fotografia-documento para a fotografia-expressão. A partir dos aspectos da escrita, do autor e do Outro, busca-se reconhecer traços da fotografia expressiva nas sequências imagéticas, como o abandono da estética da transparência, a alta consciência da forma e dos infinitos componentes da imagem fotográfica e a proximidade maior do fotógrafo com os seus personagens. Como resultado do percurso de pesquisa, percebe-se um potencial expressivo na construção de imagens jornalísticas na atualidade que abre caminho para novas visibilidades e uma escrita visual mais reflexiva, muito além do simples registro. Abstract: This research has as object of study the photo-expression in the photojournalistic essay from the perspectives of writing, authorship and the Other. The objective is to identify how the elements of photography-expression act in the photojournalistic essays. These concepts are articulated to discuss the photojournalistic aesthetic, the affirmation of the individuality of the photographers and the subjective relation with the people photographed. The study adopts as an empirical object photojournalistic essays published in the space Reflexo-Ensaio of Projeto Nós, Diário Catarinense. The methodological procedures used in the analysis are constructed based on the studies developed by André Rouillé (2009) on the historical transformations that led to photography-document for photography-expression. From the aspects of writing, the author and the Other, it is sought to identify traces of expressive photography in the imaging sequences, such as the abandonment of the aesthetics of transparency, the high awareness of the shape and the infinite components of the photographic image, and the greater proximity of the photographer with their characters. As a result of the research process, one can see an expressive potential in the construction of journalistic images which opens the way to new visibilities and a more reflective visual writing, far beyond simple registration. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214271 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PJOR0130-D.pdf | 25.65Mb |
View/ |