Happenstance learning theory: aplicações com universitários no contexto de planejamento de carreira

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Title: Happenstance learning theory: aplicações com universitários no contexto de planejamento de carreira
Author: Vieira, Amanda Ferreira
Abstract: A Happenstance Learning Theory (HLT) é um modelo teórico elaborado por Krumboltz (2009), que tem como objetivo compreender as trajetórias das pessoas a partir de diversos referenciais e com maior foco nos eventos inesperados da vida (Krumboltz, 2009). Assim, a HLT busca fomentar a ideia, no âmbito da carreira, que o acaso pode significar um benefício em potencial para os indivíduos. Mitchell, Levin e Krumboltz (1999) entendem que este modelo parte do desenvolvimento da Planned Happenstance (PH), construto composto por cinco habilidades: Otimismo, Flexibilidade, Persistência, Curiosidade e Assumir riscos. Este estudo é composto por três artigos que versam abordar a HLT, seus pressupostos teóricos, instrumentos e aplicação prática com universitários em transição para o mercado de trabalho. O artigo I discute como a HLT surge das bases da Teoria Social da Aprendizagem e dialoga com duas teorias que versam sobre o acaso na carreira, a Teoria do Caos na Carreira e Teoria de Construção da Carreira. O segundo artigo apresenta um estudo inicial de tradução, adaptação para o Brasil e validação por meio da estrutura interna da Planned Happenstance Career Inventory (PHCI) para universitários. Com uma amostra de 231 estudantes de universidades públicas e particulares de todo o Brasil, o estudo encontrou uma estrutura fatorial diferente da original, sendo composto, desta vez, por quatro fatores: Otimismo, Flexibilidade, Curiosidade e Assumir riscos e Persistência, que formaram um único fator. O artigo III aborda um modelo de intervenção criado para um serviço de orientação profissional para universitários em transição para o mercado de trabalho a partir da HLT. O programa foi realizado com quatro universitárias de Santa Catarina durante seis semanas e contou com a aplicação da PHCI adaptada para o Brasil como medida pré e pós-teste e a realização de uma avaliação de reação ao final do processo, como estratégias para mensuração de resultados. A intervenção foi vista como proveitosa no sentido geral da PHCI, embora seja reconhecida a necessidade de exploração com público mais diverso. Devido à relevância do tema e contexto trabalhado, entende-se que este estudo pode ampliar o escopo de intervenções em carreira baseadas em evidências, bem como aproximar a HLT do Brasil, juntamente dos seus instrumentos. Destaca-se que a inserção de eventos inesperados nos estudos sobre carreira parece ser relevante, embora pouco clara. Esta dissertação contribuiu para que pudessem ser conhecidos fatores iniciais deste elemento e espera-se que novas possiblidades de revisão e atualização do tema sejam incorporadas futuramente.Abstract : The Happenstance Learning Theory (HLT) is a theoretical model drawn by Krumboltz (2009), which has the objective to comprehend people?s trajectories based on diverse references with greater focus on the unexpected events of life (Krumboltz, 2009). In this sense, the HLT search to foment the idea, in the career area, that chance may mean a potential benefit to the individuals. Mitchell, Levin and Krumboltz (1999) understand that this model starts with the development of the Planned Happenstance (PH), a construct compound by five skills: Optimism, Flexibility, Persistence, Curiosity and Risk taking. This study is composed by three articles that approach the HLT, its theoretical assumptions, instruments and practical application with university students in transition to the job market. In article I, it is discussed how the HLT come up from the basis of Learning Social Theory and it is compared with two theories that address about the chance in career, namely, the Chaos Theory in Career and the Construction Theory in Career. In the second article, an initial study of translation, adaptation to Brazil and validation through internal structure of the Planned Happenstance Career Inventory (PHCI) is presented. With a sample of 231 public and private university students from all over Brazil, the study showed a different factorial structure when compared with the theoretical proposition. At this research, it?s composed by four factors: Optimism, Flexibility, Curiosity and Risk taking and Persistence, that formed one single factor. Finally, in article III, we present an intervention model created for a career guidance service to university students in transition to the job market sed on the HLT. The program was held with four female university students of Santa Catarina during six weeks and it was compound by the application of adapted PHCI to Brazil as an before and after test measure, along with the execution of a reaction evaluation at the end of the process, as strategies to measure the results. The intervention was evaluated as useful in the general sense of PHCI, although it?s recognized the necessity of further exploration with a more diverse public. Due to the relevance of the theme and the worked context, it?s understood that this study can amplify the interventions scope in career based on evidences, just like to bring closer the HLT from Brazil, alongside its tools. It should be noted that the inclusion of unexpected events in career studies appears to be relevant, although unclear. This dissertation contributed to the fact that initial factors of this element could be known and it is hoped that new possibilities for revising and updating the theme will be incorporated in the future.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214246
Date: 2018


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