Pesquisa de marketing em odontologia: motivação para a procura de serviços odontológicos

DSpace Repository

A- A A+

Pesquisa de marketing em odontologia: motivação para a procura de serviços odontológicos

Show full item record

Title: Pesquisa de marketing em odontologia: motivação para a procura de serviços odontológicos
Author: Sorgato, Evelise de Fátima Ferreira
Abstract: Introdução: O marketing tem como finalidade analisar o que os clientes precisam, aperfeiçoando um produto ou serviço a fim de satisfazer a vontade do consumidor. Para esse fim é necessário planejamento e estratégia para conhecer a expectativa dos clientes, saber o que eles gostam, o que preferem, quando e como. Objetivos: avaliar os fatores motivadores mais relevantes para a procura de serviços odontológicos e estabelecer a segmentação demográfica (idade, sexo e classificação social). Metodologia: Instrumento de Coleta de Dados (ICD) na forma de um questionário fechado. A coleta foi realizada, com 61 pacientes (homens e mulheres maiores de 18 anos) atendidos nas disciplinas ODT7151 e ODT7152 que dispuseram a responder de forma voluntária. Resultados: A população predominante foi a do sexo feminino (72,13%), entre 41 e 50 anos (26,23%), da classe econômica C2 (32,79%). Os15 fatores mais relevantes foram: urgência (91,80%); diagnóstico do câncer da boca e de regiões da face e do pescoço (82,26%); consulta, procedimentos educativos e preventivos (81,97%); para os adolescentes (81,97%); para os idosos (81,97%); doença periodontal (80,33%); doença dentária (78,69%); para pacientes com doenças na boca com manifestação sistêmicas (78,69%); confecção de próteses totais e/ou parciais (75,41%); confecção prótese buco-maxilo-facial (65,57%); doenças e alterações do sistema mastigatório, região orofacial e estruturas relacionadas (62,30%); bruxismo (55,74%); clareamento dentário (42,62%); utilização de facetas e lentes de contato dentária (32,79%);preenchimento facial (26,23%). Conclusão: Os três fatores motivadores mais relevantes para a procura de serviços odontológicos foram o atendimento de urgência, o exame para o diagnóstico do câncer da boca e de regiões da face e do pescoço e, a consulta, os procedimentos educativos e preventivos.Introduction: Marketing’s goal is to recognize the costumer’s need, perfecting a product or service to meet their requirements. In that purpose, planning and strategy are necessary to understand the client’s expectations, learn what they like, what they prefer, when and how. Goals: To evaluate the most relevant factors that motivate seeking dental services and to establish a demographic segmentation (age, gender and social class). Methodology: An instrument to gather data (ICD) in the way of a closed questionnaire. The questionnaire was applied to 61 patients (men and women over the age of 18) attended to at the subjects ODT7151 and ODT7152 willing to answer it voluntarily. Results: The dominant population was of the female gender (72,13%), between 41 and 50 years old (26,23%), of economical class C2 (32,79%). The 15 most relevant factors that motivate seeking dental services were: urgency (91,80%); mouth cancer and cancer of face and neck regions diagnosys (82,26%); educational and preventing procedures (81,97%); for teenagers (81,97%); to elderly (81,97%); periodontal desease (80,33%); dental desease (78,69%); for mouth desease patients with systemic manifestations (78,69%); total and/or partial prothesis making (75,41%); buccomaxillofacial prothesis making (65,57%); deseases and alterations of the masticatory system, orofacial region and associated structures (62,30%); bruxism (55,74%); tooth whitening (42,62%); use of veneers and dental contact lenses (32,79%); facial fill (26,23%). Conclusion: The 3 items most relevant factors that motivate seeking dental services were: urgency, mouth cancer and cancer of face and neck regions diagnosys and educational and preventing procedures.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213466
Date: 2020-07-23


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC FINAL BU Evelise Sorgato.pdf 1.008Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar