Title: | O processo de composição de Erich Mendelsohn: da música à arquitetura |
Author: | Madeira, Lucas |
Abstract: |
Este trabalho pretende investigar as relações que o arquiteto Erich Mendelsohn estabelece com a música, com destaque para o seu período produtivo na Alemanha entre 1917 e 1933. A partir da leitura e análise dos croquis e cartas trocadas entre ele e sua esposa Luise, percebe-se a importância de peças musicais de compositores como J. S. Bach e Beethoven. A relação de Mendelsohn com Schönberg também desperta especial curiosidade pelas numerosas semelhanças na vida e obra, sendo a conciliação entre racionalidade e expressão um traço de ambos. A proposição de novos parâmetros não os impede de estarem fundamentados na tradição da música tonal. Estimulado pela música de Bach, Mendelsohn articula as massas construtivas por meio do contraponto entre os planos e pensa no todo (das Ganze) da sua criação. O ritmo é uma das ferramentas principais que o arquiteto usa para proporcionar conexão entre as partes e o pensamento como um organismo, no qual cada parte importa e se relaciona com o todo. Tal compreensão se efetiva na análise das fachadas das Lojas Schocken, nas quais se observam diferentes frequências de elementos de abertura ou revestimento relacionadas entre si. A característica totalizante, expressa aqui como Gestalt, se mostra como uma das maiores semelhanças entre os fluxos musical – que flui no tempo – e o arquitetônico – que flui no espaço. Por meio dos seus croquis fantásticos, sendo diversos estimulados e até intitulados por peças musicais, Mendelsohn represa o fluxo do tempo e reinterpreta-o com o seu próprio instrumento, o lápis 6B. Nesse processo denominado como Stauung (represamento), realiza-se a apreensão do fluxo musical de forma subjetiva, para em seguida ser materializado no desenho. Ele não é representado de forma literal, mas como uma nova interpretação, um desdobramento possível da sua impressão. Constata-se que a música é proveitosa para compreender muitas de suas decisões arquitetônicas. Mendelsohn encontra na música de Bach uma forma contrapontística que ainda não havia sido materializada, uma música que não é só fonte de inspiração subjetiva, senão uma referência importante na concepção da sua arquitetura. This essay seeks to investigate the connections that the architect Erich Mendelsohn establishes with music, with an emphasis on his work in Germany between 1917 and 1933. Drawing from readings, analysis of sketches, and letters exchanged between him and his wife, Luise, the importance of pieces from composers like J. S. Bach and Beethoven, becomes evident. The relationship between Mendelsohn and Schönberg also sparks curiosity from the multiple similarities in their lives and work, and the conciliation of rationality and expression which is a feature for both. The proposition of new parameters does not prevent them from being grounded in the tradition of tonal music. Inspired by Bach's music, Mendelsohn articulates the built masses through the counterpoint between plans and thinks in regards to the entire creation (das Ganze). Rhythm is one of the main tools that the architect uses to provide a connection between parts and like an organism, every part matters and is connected to the whole. Such understanding is demonstrated in the analysis of the Schocken storefronts, in which the different frequencies of the elements of opening or cladding and the relationship between them, can be observed. The all-encompassing characteristic, expressed here as Gestalt, demonstrates one of the greatest similarities between musical flow – that flows in time – and architectonic – that flows in space. Through his fantastic sketches, many of them inspired and even titled by musical pieces, Mendelsohn dams the time flow and re-performs it with his own instrument, the 6B pencil. In this process named Stauung, a subjective apprehension of musical flow is made, and subsequently materialized in the drawing. The flow is not represented literally, but as a new performance, a possible unfolding of his impression. It's noted that the music is beneficial in the comprehension of many architectonic decisions of Erich Mendelsohn. He finds in Bach's music a counterpoint form that has not yet materialized, music that is not just a source of subjective inspiration, but an important reference for the conception of his architecture. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212857 |
Date: | 2020-08-27 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas Madeira.pdf | 8.534Mb |
View/ |
TCC | |
Banca Ata final com embargo.pdf | 291.0Kb |
View/ |
Ata da Banca com embargo |