Configuração curricular da formação para docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Buss-Simão, Márcia |
|
dc.contributor.author |
Souza, Natália Gabriela Volppe de |
|
dc.date.accessioned |
2020-09-08T14:11:09Z |
|
dc.date.available |
2020-09-08T14:11:09Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-04 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212660 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso, teve como objetivo geral analisar a configuração curricular da formação para a docência na Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia DCNCP-2005/2006. Para tal, definiu-se como objetivos específicos: a) localizar o conjunto de disciplinas específicas para a formação para a docência na Educação Infantil e; b) analisar a carga horária do curso destinada à formação para a docência na Educação Infantil e também para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise documental do currículo do Curso de Pedagogia da UFSC. Para a organização e análise dos dados, optou-se pelo Técnica de Análise de Conteúdos. As análises, dos dados revelaram a presença de quatro disciplinas específicas para a formação à docência na Educação Infantil no curso, bem como a presença de outras quatro disciplinas que tratam da Educação Infantil em suas ementas, o que leva a afirmar que o Curso de Pedagogia da UFSC atende as indicações dadas pelas DCNCP (2005/2006) ao contemplar, em seu Currículo, disciplinas específicas para a docência na Educação Infantil. Os dados revelam também, não haver uma grande diferença na quantidade de horas e disciplinas específicas voltadas à formação para a docência na Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, considerando que as disciplinas de metodologias, que somam um conjunto significativo de horas no curso, privilegiam de forma mais consistente conteúdos e metodologias para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conclui-se que o currículo do curso de Pedagogia da UFSC contribui mais significativamente para a formação para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.format.extent |
56 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Docência |
pt_BR |
dc.title |
Configuração curricular da formação para docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar