Configuração curricular da formação para docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

Configuração curricular da formação para docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Buss-Simão, Márcia
dc.contributor.author Souza, Natália Gabriela Volppe de
dc.date.accessioned 2020-09-08T14:11:09Z
dc.date.available 2020-09-08T14:11:09Z
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212660
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso, teve como objetivo geral analisar a configuração curricular da formação para a docência na Educação Infantil no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia DCNCP-2005/2006. Para tal, definiu-se como objetivos específicos: a) localizar o conjunto de disciplinas específicas para a formação para a docência na Educação Infantil e; b) analisar a carga horária do curso destinada à formação para a docência na Educação Infantil e também para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa utilizou-se como procedimentos metodológicos a análise documental do currículo do Curso de Pedagogia da UFSC. Para a organização e análise dos dados, optou-se pelo Técnica de Análise de Conteúdos. As análises, dos dados revelaram a presença de quatro disciplinas específicas para a formação à docência na Educação Infantil no curso, bem como a presença de outras quatro disciplinas que tratam da Educação Infantil em suas ementas, o que leva a afirmar que o Curso de Pedagogia da UFSC atende as indicações dadas pelas DCNCP (2005/2006) ao contemplar, em seu Currículo, disciplinas específicas para a docência na Educação Infantil. Os dados revelam também, não haver uma grande diferença na quantidade de horas e disciplinas específicas voltadas à formação para a docência na Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, considerando que as disciplinas de metodologias, que somam um conjunto significativo de horas no curso, privilegiam de forma mais consistente conteúdos e metodologias para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, conclui-se que o currículo do curso de Pedagogia da UFSC contribui mais significativamente para a formação para a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.format.extent 56 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.title Configuração curricular da formação para docência na Educação Infantil no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Natália Gabriel ... e Souza_TCC_Biblioteca.pdf 536.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar