Análise de Viabilidade Econômica e de Estratégia Empresarial para a Introdução de Três Produtos Desinfetantes Israelenses de Uso Agropecuário no Mercado Brasileiro

DSpace Repository

A- A A+

Análise de Viabilidade Econômica e de Estratégia Empresarial para a Introdução de Três Produtos Desinfetantes Israelenses de Uso Agropecuário no Mercado Brasileiro

Show full item record

Title: Análise de Viabilidade Econômica e de Estratégia Empresarial para a Introdução de Três Produtos Desinfetantes Israelenses de Uso Agropecuário no Mercado Brasileiro
Author: Blanche, Ilan
Abstract: O empreendedorismo e a criação de novos negócios são fatores fundamentais na construção de um país mais próspero economicamente. Todavia, sabe-se que a falta de planejamento de empreendedores ao montar um novo negócio é um dos grandes motivos pelos quais cerca de 50% das empresas no Brasil fecham após somente 3 anos de operação. Neste contexto, previamente à criação de um novo empreendimento, torna-se fundamental a realização de uma análise estratégica e econômica deste novo negócio a fim de que este tenha mais chances de sucesso. O objetivo deste trabalho é identificar e analisar os principais fatores estratégicos e econômicos que influenciarão no sucesso de um novo negócio envolvendo a importação de três produtos desinfetantes de origem israelense para serem comercializados no mercado brasileiro. Com o intuito de atingir esse objetivo, aplicou-se frameworks clássicos de estratégia e metodologias de Engenharia Econômica como parte de um estudo de caso na empresa Atid Tecnologia. Esta pesquisa contribui ao fornecer um procedimento de como planejar e analisar a introdução de novos produtos no mercado brasileiro, além de fornecer visões relacionadas a estratégia empresarial e custos que podem ser relevantes para o planejamento de negócios distintos.Entrepreneurship and the creation of new businesses are key factors in building a more economically prosperous country. However, it is known that the lack of planning by entrepreneurs when setting up a new business is one of the main reasons why about 50% of companies in Brazil close after only 3 years of operation. In this context, prior to the creation of a new venture, it becomes essential to carry out a strategic and economic analysis of this new business in order to have more chances of success. The objective of this paper is to identify and analyze the main strategic and economic factors that will influence the chances of success of a new business involving the import of three disinfectant products of Israeli origin to be marketed in the Brazil. In order to achieve this objective, classical strategy frameworks and Economic Engineering methodologies were applied as part of a case study at Atid Tecnologia. This research contributes by providing a procedure on how to plan and analyze the introduction of new products in the Brazilian market, in addition to providing views related to business strategy and costs that may be relevant for distinct types of businesses.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212581
Date: 2020-08-05


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Ilan_Blanche_vF.pdf 2.631Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar