Projeção e Análise comparativa das emissões de veículos elétricos até 2050: um modelo de dinâmica de sistemas

DSpace Repository

A- A A+

Projeção e Análise comparativa das emissões de veículos elétricos até 2050: um modelo de dinâmica de sistemas

Show full item record

Title: Projeção e Análise comparativa das emissões de veículos elétricos até 2050: um modelo de dinâmica de sistemas
Author: Garbelotto, Caio Cesar
Abstract: Dadas as preocupações de agentes governamentais internacionais com a redução das emissões de gases de efeito estufa, nas atividades industriais e particularmente no setor de transportes, faz-se recorrente o incentivo à difusão de tecnologias ditas limpas, isto é, menos poluentes. Esse é o caso dos veículos elétricos e híbridos, os quais, respectivamente, eliminam ou reduzem as emissões locais de escapamento. No caso dos veículos elétricos a bateria (BEV), o potencial de redução de emissões é ainda mais alto, sobretudo em países com a matriz elétrica predominantemente renovável, tal qual a matriz brasileira. Contudo, ainda existem incertezas quanto ao tipo de veículo elétrico mais adequado à realidade do país, considerando particularmente as emissões equivalentes de gases de efeito estufa (GEE). O objetivo deste trabalho é, portanto, avaliar a influência de distintos cenários e políticas na difusão de veículos elétricos e híbridos no Brasil, tendo em vista a redução das emissões equivalentes totais. Para isso é desenvolvido um modelo de dinâmica de sistemas que simula o crescimento da frota de veículos elétricos até 2050 e calcula as emissões equivalentes de cada tecnologia. A partir dos cenários de dominância de determinada tecnologia de veículo elétrico, parcial ou total, ainda é possível verificar-se a intersecção com possíveis políticas para o incentivo da compra desses produtos, como a redução dos impostos (IPI, II, etc) para esses veículos, a perspectiva de redução do custo em R$/kWh das baterias, isenções ou reduções de IPVA, entre outros, reduzindo o custo total de propriedade/operação do produto. O trabalho conclui que o tipo de veículo elétrico que menos emissões produzirá é o veículo elétrico a bateria, considerando o horizonte de 2050.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção Elétrica
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212580
Date: 2020-08-12


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_A4_Caio_Garbelotto_final.pdf 6.539Mb PDF View/Open TCC - Caio Cesar Garbelotto

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar