O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Dulce Márcia
dc.contributor.author Flores, Luiz Bernardo
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-27T12:52:45Z
dc.date.available 2020-08-27T12:52:45Z
dc.date.issued 2020-08-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212390
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo principal desse projeto foi tentar responder ao problema da pesquisa que sobre a aplicação da teoria metodologica de Design Based Research associada ao estudo das metodologias organizacionais de produção de jogos digitais. Como uma pesquisa qualitativa descritiva, a metodologia utilizada foi acompanhar o processo de desenvolvimento do Game Comenius 2 e as atividades práticas desempenhadas pelo bolsista PIBIC com foco na programação. Para embasar essa observação participante, foi feita uma revisão bibliográfica voltada para a pesquisa de metodologias organizacionais aplicadas nos processos de equipes profissionais de desenvolvimento de jogos. Um dos principais resultados mostrou que, para melhor se adaptar às práticas já adotadas pela equipe e permitindo a adoção de outras práticas já testadas e comprovadas, o grupo fez uma customização da metodologia Design Based Research. Como conclusão o processo de desenvolvimento quando envolve conhecimentos de áreas tão distintas, necessita de uma metodologia que reflita essa pluralidade, permita flexibilidade na tomada de decisões e seja dinâmico suficiente para que possam ser aplicadas alterações com base em respostas dadas em tempo real. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.subject jogos digitais pt_BR
dc.subject lúdico pt_BR
dc.subject letramento pt_BR
dc.subject formação pt_BR
dc.title O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PIBIC2020Luiz.mp4 402.4Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar