As mulheres nas redes sociais: análise dos conteúdos consumidos pelas estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação UFSC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As mulheres nas redes sociais: análise dos conteúdos consumidos pelas estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação UFSC

Mostrar registro completo

Título: As mulheres nas redes sociais: análise dos conteúdos consumidos pelas estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação UFSC
Autor: Vieira, Yasmin Duarte
Resumo: Esta pesquisa tem como ´titulo “As mulheres nas redes sociais: análise dos conteúdos consumidos pelas estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação UFSC ”. E seu objetivo geral é analisar os conteúdos que as estudantes do Colégio de Aplicação-UFSC consomem nas redes sociais Youtube e Instagram e o quanto esses conteúdos estão ou não vinculados aos padrões estéticos, midiáticos, sociais e culturais construídos pelas indústrias da moda, cosmética, estética, do entretenimento etc. Para iniciar minha pesquisa formulei um questionário online para as alunas do ensino médio, sobre os conteúdos que consomem no youtube e instagram, questionando quais as youtubers/blogueiras que mais acompanham, se há uma identificação com elas e o porque. A análise dos dados deste questionário foi feita em duas etapas: na primeira analisei os perfis no Instagram e o canal do Youtube das três youtubers mais citadas e na segunda foi feita uma organização de categorias mais citadas nas páginas de todas as youtubers/blogueiras sendo essas: “maquiagem, moda e beleza”, “vida perfeita/lifestyle”, “categoria fitness” e “categoria artística”. A pesquisa mostra que por mais que a lista de blogueiras e youtubers abrange mulheres negras, gordas e lgbtq+, elas são minoria. A supremacia dos dados é de mulheres brancas, magras de cabelo liso e classe média alta, com traços europeus que reforçam o padrão construído pelas indústrias de estética, moda e cosméticos que é amplamente divulgado nas mídias, muitas vezes não colaborando com a emancipação feminina.
Descrição: Colégio de Aplicação - UFSC. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica para o Ensino Médio. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211869
Data: 2020-08-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Yasmin Duarte Vieira.mp4 171.1Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir SIC-EM

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar