Odontologia do esporte: contribuindo para a formação interdisciplinar do cirurgião-dentista

DSpace Repository

A- A A+

Odontologia do esporte: contribuindo para a formação interdisciplinar do cirurgião-dentista

Show full item record

Title: Odontologia do esporte: contribuindo para a formação interdisciplinar do cirurgião-dentista
Author: Padilha, Ana Clara Loch
Abstract: Objetivo: Avaliar e mapear o panorama atual da Odontologia do Esporte (OE) e a inserção do tema como disciplina optativa no âmbito de Cursos de Graduação em Odontologia. Metodologia: Esta pesquisa foi realizada utilizando dois métodos, uma revisão integrativa e uma pesquisa-ação, onde a intervenção planejada será o desenrolar de um programa educativo com a temática Odontologia do Esporte que será avaliado, com o intuito de verificar a absorção de conceitos chave, nesta pesquisa chamados de ?Conceitos transversais?. A avaliação da absorção destes conceitos se deu por meio de de questionários. fechados. A avaliação do panorama foi conduzida por meio da revisão integrativa. Resultados: Na revisão integrativa 2569 publicações foram encontradas e após os processos de exclusão a revisão foi realizada com 28 destes, com a apresentação de 4 temas que emergiram da análise temática: o histórico da OE, o conceito, o ensino de a atuação profissional. O panorama da OE no Brasil e no mundo foram apresentados separadamente por país/região onde esta área se desenvolveu nos últimos anos. A intervenção planejada nesta pesquisa foi conduzida com dezesseis estudantes de graduação que responderam voluntariamente aos questionários no início e no fim das atividades propostas. Percebeu-se no início do programa um desnivelamento em relação aos conceitos abordados. Ao final do programa (intervenção) percebemos um aumento estatístico nos valores aplicados pelos estudantes aos conceitos, indicando uma melhora na incorporação destes e maior segurança em abordá-los. Todos os conceitos apresentaram mudanças relevantes entre o início e final do programa educacional, com destaque para os conceitos: transdisciplinaridade, cuidado humanizado e integralidade. Conclusões: Em alguns países, grupos de pesquisa sobre OE já estão consolidados. A falta de interesse ou preocupação com a OE faz com que o profissional perca a oportunidade de ampliar sua área de atuação. A literatura concorda que a OE caracteriza-se como um novo campo de trabalho e de pesquisas, em constante expansão. Portanto, é desejável transformar e integrar os novos conhecimentos vindos da Odontologia do Esporte, tanto as bases teóricas como o conhecimento sobre o manejo clínico do paciente atleta, aos saberes prévios, ampliando o enfoque do sistema educacional de maneira a contemplar não somente o ensino, mas também o aprendizado do estudante. Proporcionar aos estudantes de Odontologia mais uma alternativa de aproximação e incorporação destes conceitos, por meio de da aprendizagem do tema Odontologia do Esporte pode se mostrar vantajoso no sentido de colaborar com uma formação mais completa deste profissional generalista, baseada em evidências científicas e atividades reflexivas. Os resultados desse estudo sugerem que desde a graduação, o cirurgião-dentista deve ser preparado para atuar em equipes de saúde e participar da interrelação com os demais profissionais da saúde, independente do enfoque de atendimento ou perfil do paciente.<br>Abstract : Objective: To evaluate the current panorama of Sports Dentistry (SD) and theinsertion of the subject as an optional discipline within the scope ofUndergraduate Courses in Dentistry. Methodology: This research ischaracterized as an action research, where the planned intervention will be thedevelopment of an educational program with the theme SD that will beevaluated in order to verify the absorption of key concepts in this researchcalled \" Cross-sectional concepts \". The evaluation of the absorption of theseconcepts was done through questionnaires. For the evaluation of the panoramaan integrative review was conducted. Results: In the review 2569 publicationswere found and after the exclusion processes the review was performed with 28articles, with the presentation of 4 themes that emerged from the thematicanalysis: SD history, concept, teaching and professional scenario. The OEpanorama in Brazil and in the world were presented separately by country /region where this area has developed in recent years. The planned interventionin this research was conducted with sixteen undergraduate students whovoluntarily answered the questionnaires at the beginning and at the end of theproposed activities. There was an unevenness in the beginning of the program inrelation to the concepts discussed. At the end of the program (intervention) weperceive a statistical increase in the values applied by the students to theconcepts, indicating an improvement in the incorporation of these and greatersecurity in approaching them. All concepts presented a relevant change betweenthe beginning and end of the educational program, with emphasis on theconcepts: transdisciplinarity, humanized care and integrality. Conclusions: Insome countries, OE research groups are already consolidated. The lack ofinterest or concern with OE causes the professional to miss the opportunity toexpand their area of expertise. The literature agrees that OE is characterized as anew field of research and research, constantly expanding. Therefore, it isdesirable to transform and integrate the new knowledge coming from SD, boththe theoretical bases as the knowledge on the clinical management of the athletepatient, the previous knowledge, expanding the focus of the educational systemin order to contemplate not only the teaching, but also student learning.Providing dentistry students with an alternative approach and incorporation ofthese concepts, through the learning of the theme Dentistry of Sport can beadvantageous in the sense of collaborating with a more complete formation ofthis generalist professional, based on scientific evidences and reflectiveactivities. The results of this study suggest that since graduation, the dentalsurgeon must be prepared to work in health teams and participate in theinterrelationship with other health professionals, regardless of the patient's careapproach or profile.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211564
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PODO0671-T.pdf 2.340Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar