Anamnese urbana: A Ferrovia na Forma da Cidade da Laguna, S.C- Brasil

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Anamnese urbana: A Ferrovia na Forma da Cidade da Laguna, S.C- Brasil

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Title: Anamnese urbana: A Ferrovia na Forma da Cidade da Laguna, S.C- Brasil
Author: Moreira, Adilson de Souza
Abstract: Esta Tese aborda a temática relacionada à construção da forma da Cidade da Laguna a partir da introdução de uma inovação tecnológica nos meios de transportes, a ferrovia, fruto da Revolução Industrial. A partir da caracterização do contexto geográfico, histórico, cultural e social, discorre-se sobre a evolução e o avanço da estrutura ferroviária, a influencia sobre a forma da orla do histórico núcleo central e seus apêndices, os bairros Campo de Fora/Progresso e Magalhães, a configuração do Plano Urbano, as vias urbanas relacionadas à ferrovia, a construção do espaço e o desenho urbano em sua abrangência. A ferrovia surgiu concomitantemente ao desenvolvimento da técnica de construção em estrutura de ferro, símbolo emblemático da modernidade, produzindo espaços renovados no entorno das estações e ao longo da estrutura ferroviária. Prescinde, o presente estudo, dos princípios impulsionadores e norteadores de uma cidade ideal fundada na ideologia do progresso e que se reflete na forma da cidade pela busca em ascender a um novo tempo, através da implantação de um equipamento inovador e funcional. Adotou-se como base conceitual e metodológica, o método de análise sob o ponto de vista da Teoria e Método Conzeniano em sua abordagem histórico-geográfica que se adequou perfeitamente ao objeto de estudo. Laguna no auge de seu desenvolvimento comercial receberia a ferrovia no início da década de 1880, apresentando o seu núcleo urbano original plenamente desenvolvido em sua configuração urbana, o que balizaria adequadamente o fim de um Período Morfológico Histórico e o início de um Período Morfológico Evolutivo com a introdução de uma inovação tecnológica, a ferrovia e seus maquinismos no advento da modernidade. Considerando a influência da ferrovia sobre a forma urbana, três regiões morfológicas foram estabelecidas, as quais em suas especificidades poderiam ser divididas em sub-regiões para uma análise mais aprofundada da constituição do tecido urbano, o que poderá ser alvo de outros estudos. O objetivo geral foi perseguido pela identificação dos elementos da estrutura ferroviária no tecido urbano e a importância à sua configuração. Desta forma, o trabalho de campo contribuiu significativamente para a percepção das transformações dos espaços ao longo do traçado da linha férrea e no entorno das estações e pátios de manobras, mesmo em décadas após a erradicação dos trilhos, o que conduziu à análise histórica e evolutiva do espaço urbano relacionada à via férrea. Na visão tripartite preconizada por Conzen (2004), o padrão de uso do solo se mostrou como o elemento com maior capacidade de mutação, respondendo de forma mais rápida às inovações com a implantação dos modais de transportes. Nas regiões morfológicas em estudo, o Plano Urbano se configura pela organização do espaço aplicada à lógica de ocupação do território sobre topografia plana com a regularidade plenamente adaptada às características naturais do sítio com o traçado dos trilhos determinante na expansão e forma urbana.</br>Abstract:This thesis approach the theme of the construction of the shape of the city of Laguna from the introduction of a technological innovation in the means of transportation, the railroad, the result of the Industrial Revolution. It discusses the evolution and the advance of the railway structure, the historical central nucleus and its appendices, the morphological regions Campo de Fora/Progresso and Magalhães, the influence on the configuration of the Urban Plan, the urban roads, the evolution of the means of transportation. transport, the characterization of the historical and social context, the construction of space and urban design induced by the road axis supported by innovations. The railway arose concurrently with the development of the technique of construction in iron structure, emblematic symbol of modernity, producing renewed spaces around the stations and along the railway structure. It precedes the present study, the driving and guiding principles of an ideal city founded on the ideology of progress and reflected in the shape of the city by the quest to ascend to a new time, through the implementation of innovative and functional equipment. It was adopted as a conceptual and methodological basis, the method of analysis from the point of view of the Conzenian Theory and Method in its historical-geographical approach that was perfectly adapted to the object of study. Laguna at the height of its commercial development would receive the railroad in the early 1880s, presenting its original urban core fully developed in its urban setting, which would adequately mark the end of a Historical Morphological Period and the beginning of an Evolutionary Morphological Period with the introduction of a technological innovation, the railroad and its machinery in the advent of modernity. Considering the influence of the railroad on the urban form, three morphological regions were established, which in their specificities could be divided into subregions for further analysis of the constitution of the urban fabric, which may be the subject of other studies. The general objective was pursued by identifying the elements of the railway structure in the urban fabric and the importance of their constitution. Thus, the fieldwork contributed significantly to the perception of the transformations of the spaces along the eradicated track of the railway line and around the maneuvering stations and courtyards, even in decades after the eradication of the tracks, which led to the historical analysis, the evolution of the urban space related to the railway. In the tripartite view advocated by Conzen (2004), the land use pattern proved to be the element with the greatest capacity for mutation, responding more quickly to innovations with the implementation of transport modes. In the morphological regions under study, the Urban Plan is configured by the organization of space applied to the logic of occupation of territory over flat topography with regularity fully adapted to the natural characteristics of the site with the layout of the trails determining the expansion and urban form.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211399
Date: 2019


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