O lado escuro: narrativas distópicas na obra do Pink Floyd (1973-1983)

DSpace Repository

A- A A+

O lado escuro: narrativas distópicas na obra do Pink Floyd (1973-1983)

Show full item record

Title: O lado escuro: narrativas distópicas na obra do Pink Floyd (1973-1983)
Author: Silva, Franco Santos Alves da
Abstract: O grupo britânico de rock n´roll Pink Floyd emergiu da contracultura e da cena underground britânica da década de 1960 de Londres, passou por diversas fases. Seus integrantes foram Syd Barrett, primeiro líder e vocalista, ? que saiu em razão de complicação na saúde mental e abuso de drogas ?, Roger Waters, contrabaixo e vocal, David Gilmour, guitarra e vocal, Richard Wright, teclados, pianos e sintetizadores e Nick Mason, bateria e percusão. A banda lançou 15 álbuns de estúdio, três ao vivo e diversas compilações, caixas comemorativas e material audiovisual. Entretanto, os objetos de estudo para esta tese são os discos The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977), The Wall (1979) e The Final Cut (1983). Todos discos conceituais, abalizados pela crítica social, experimentação musical e conteúdo pessimista sobre a sociedade. A hipótese é da existência de narrativas distópicas, cadenciadas e fechadas em si, nos discos supracitados. A distopia é um gênero narrativo explorado pela literatura, cinema, teatro, videogames e música. Caracteriza-se como contrário da utopia (lugar imaginário ideal), onde as relações humanas tornam-se insuportáveis, ao exagerar-se determinadas questões acerca do contexto no qual foi produzida. São comuns elementos como solidão, totalitarismo, caça às minorias, cenários pós-apocalípticos, guerras, violência e vigilância extremas. Neste sentido, através da análise das músicas (junção da parte lírica com o instrumental) artes gráficas, vídeos, entrevistas, shows e resenhas e com o aporte teórico de historiadores, musicólogos, filósofos, e estudiosos de fotografia e audiovisual. Busca-se compreender a obra do Pink Floyd dentro de uma perspectiva da história social da música, marcada por forte crítica à crise do capitalismo, ascensão neoliberal, Segunda Guerra Mundial, Guerra das Malvinas e Guerra Fria.Abstract: The British rock n´roll group Pink Floyd emerged from the counterculture and underground British scene of the 1960s, went through several phases. Its members were Syd Barrett, first leader and vocalist, - who left because of complications in mental health and drug abuse -, Roger Waters, bass and vocal, David Gilmour, guitar and vocal, Richard Wright, keyboards, pianos and synthesizers and Nick Mason, drums and percussion. They released 15 studio albums, three live and several compilations, commemorative boxes and audiovisual material. However, the objects of study for this thesis are the conceptual discs The Dark Side of the Moon (1973), Wish You Were Here (1975), Animals (1977), The Wall (1979) and The Final Cut (1983). Characterized by social criticism, musical experimentation and pessimistic content about society. The hypothesis is the existence of dystopic narratives, cadenced and closed in themselves. Dystopia is a narrative genre explored by literature, cinema, theater, video games and music. It is characterized as the opposite of utopia (ideal imaginary place), a place where human relations become unbearable, by exaggerating certain issues about the context in which it was produced. Elements such as loneliness, totalitarianism, hunting for minorities, post-apocalyptic scenarios, wars, extreme violence and surveillance are common.Thus, through the analysis of the songs (lyric and instrumental), graphic arts, videos, interviews, shows and reviews and with the theoretical contribution of historians, musicologists, philosophers, and scholars of photography and audiovisual. It seeks to understand the work of Pink Floyd within a perspective of the social history of music, marked by strong criticism of the crisis of capitalism, neo-liberal rise, World War II, Falklands War and Cold War.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210970
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PHST0648-T.pdf 5.334Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar