Mercado de consórcios - uma análise técnico-econômica
Mostrar registro completo
Título:
|
Mercado de consórcios - uma análise técnico-econômica |
Autor:
|
Vieira, Bruno dos Santos
|
Resumo:
|
O consórcio é um produto financeiro originalmente brasileiro que, quando de sua criação, operava em um formato pareto-ótimo. Conforme o crescimento desse mercado, no entanto, o produto passou por mudançasque tornaram-no mais complexo do que sugere o senso comum, ainda muito habituado a enxergá-lo como um produto relativamente simples, no qual as taxas de administração e outras variáveis vistas a olho nu resumiriam boa parte de seu funcionamento. Utilizando o ferramental consagrado de análise de investimentos, este trabalho tem o objetivo de investigar de forma mais cuidadosa a real natureza do sistema de consórcios, particularmente no que diz respeito às situações nas quais ele é – ou não é – uma ferramenta competitiva para atingir os objetivos do consumidor. Os principais argumentos dos críticos e dos defensores de consórcios foram colocados à prova e, em sua maioria, rejeitados pelos dados, contrariando muito do que parece sugerir o senso comum sobre o tema.Contudo, para além de evidenciar erros e acertos, o objetivo principal deste trabalho é dialogar com a sociedade e, assim, permitir que o mercado consumidor utilize desses resultados como subsídio para sua tomada de decisão, reduzindo a assimetria informacional à qual o cidadão comum está sujeito. |
Descrição:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210110
|
Data:
|
2020-02-10 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo