Estudo sobre o uso de indicadores na avaliação de projetos de educação ambiental

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Estudo sobre o uso de indicadores na avaliação de projetos de educação ambiental

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vasconselos, Luiz Gabriel Catoira de
dc.contributor.author Silvério, Natália
dc.date.accessioned 2020-07-27T17:47:51Z
dc.date.available 2020-07-27T17:47:51Z
dc.date.issued 2017-07-04
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209737
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental. pt_BR
dc.description.abstract A partir crise ambiental, a Educação Ambiental (EA) começou a ser vista como a resolução para os problemas relacionados à exploração dos recursos naturais. Atualmente, busca-se por uma EA diferente, que seja crítica e capaz de refletir sobre as relações entre a sociedade e a natureza, em que o indivíduo é agente transformador. A EA deve estar inserida tanto na educação formal, quanto na educação não-formal, e uma das maneiras de trabalhá-la é através de projetos. Para o sucesso das ações em EA, é importante avaliar as ações desenvolvidas, principalmente os projetos, que possuem tempo determinado. Uma das ferramentas que podem ser utilizadas na avaliação são os indicadores, que auxiliam os educadores ambientais a tomarem rumos para os seus trabalhos. Os indicadores mais utilizados são os de eficácia, eficiência e efetividade, que estão mais relacionados ao gerenciamento dos projetos, não sendo capazes de avaliar o processo educativo em si, ou a mudança de valores e atitude dos participantes. Apesar disso, verificou-se que há uma lacuna no estudo de indicadores para avaliação de projetos de EA, e é por isso que essa pesquisa se propôs a sistematizar conhecimentos e experiências sobre o uso de indicadores em projetos de EA. A pesquisa é baseada em levantamento de dados secundários, através da revisão bibliográfica, e de dados primários, através de entrevistas, e questionários. A revisão bibliográfica foi baseada na revisão narrativa, e através dos passos metodológicos do método SystematicSearchFlow, a fim de buscar pesquisas sobre o assunto em base de dados. As entrevistas foram do tipo semiestruturadas, e contaram com o auxílio de um roteiro-base para orientação, sendo os entrevistados, especialistas que atuam na área da EA. Através da pesquisa bibliográfica e das entrevistas, ficou evidente que a EA deve ser avaliada, e que os indicadores são ferramentas que poderão auxiliar nisso, tendo como consequência o fortalecimento da EA como política pública. Devido a lacuna de estudos sobre o uso de indicadores para avaliação de projetos de EA, não existem metodologias consolidadas para a construção de indicadores, no entanto, os entrevistados deram recomendações para a avaliação dos projetos e também para a construção de indicadores, que devem ser feitas de forma participativa. É importante que os projetos tenham indicadores próprios, para que seja possível avaliar o processo educativo, além desses, é interessante que tenham indicadores “macro”, que possam dar uma visão mais abrangente para o projeto. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação Ambiental, Indicadores, Avaliação, Projetos. pt_BR
dc.title Estudo sobre o uso de indicadores na avaliação de projetos de educação ambiental pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Junior, Armando Borges de Castilhos


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