Title: | Formação técnica para o ecodesenvolvimento: uma avaliação do ensino técnico agrícola em Santa Catarina no período 1992-2002 |
Author: | Ferreira, Luiz Alberto |
Abstract: |
Estão as atuais políticas públicas voltadas à formação profissional de nível técnico cumprindo os compromissos assumidos pelo país em torno da Agenda 21? Tomando como referência a problemática do meio ambiente, o estudo traça uma radiografia da inserção integrada das dimensões ambiental, cultural, econômica, política e social na concepção e implementação das políticas de profissionalização no ensino técnico agrícola de Santa Catarina, no contexto da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). No tratamento dessa problemática, a presente investigação sustenta a tese, e um conjunto de hipóteses complementares, de que o ensino técnico agrícola, em seu papel de agente formador para a cidadania e para o mundo do trabalho, não vem sendo acionado como processo de conscientização e capacitação para o exercício de um novo estilo de desenvolvimento - o ecodesenvolvimento. A partir da revisão da literatura, elabora-se uma matriz de avaliação com dimensões e critérios de formação para o ecodesenvolvimento que orienta tanto a verificação da situação junto aos organismos governamentais e não governamentais, como uma avaliação local realizada em 12 (doze) Escolas Agrícolas que mantêm o sistema Escola-Fazenda. A partir dos dados coletados, identifica-se o descompasso entre intencionalidades socioambientais manifestadas pelos gestores de políticas públicas de meio ambiente, de ensino técnico, de desenvolvimento agrícola e de trabalho e renda desde a Rio 92 e a dinâmica de funcionamento dos cursos. Percebe-se, todavia, a preocupação do conjunto das comunidades escolares em melhorarem o seu desempenho socioambiental. Um exame mais detalhado dos resultados da pesquisa aponta conformidades em alguns critérios de avaliação, estando diversos outros em consolidação. Isto já permite o compartilhamento entre as escolas de experiências e tecnologias que apresentam relação pró-ativa com a questão da sustentabilidade, entre as quais se incluem a produção agroecológica, o funcionamento das cooperativas-escola, as atividades culturais, as ações comunitárias, as parcerias, a gestão democrática; os melhoramentos em saúde e segurança no trabalho, nos padrões sanitários das agroindústrias, na agregação de valor à produção, na coleta e destinação do lixo e dos resíduos orgânicos. O posicionamento do pesquisador frente a esse cenário aparece, ao final, na forma de uma contribuição à consolidação de uma pedagogia para o ecodesenvolvimento no ensino técnico agrícola. ABSTRACT: Are the current public politics directed to the professional formation of technician level fulfilling the commitments assumed by the country around Agenda 21? Taking the environment problematic as reference, the study traces radiography of the integrated insertion of the environmental, cultural, economic, social and politics dimensions in the conception and implementation of the professionalization politics in agricultural technician education of Santa Catarina, in the context of the new Law of Lines of Direction and Bases of the National Education (Law 9.394/96). In the treatment of this problematic, the present inquiry supports the thesis, and a set of complementary hypotheses, that agricultural technician education, in its paper of graduator agent to the citizenship and to the world of work, does not come being set as an awareness and qualification process to the exercise of a new style of development - the ecodevelopment. From the literature revision, an evaluation matrix with dimensions and criteria of formation for the ecodevelopment is elaborated, that guides the verification of the situation with the governmental and not governmental organisms, such as local evaluation made in 12 (twelve) Agricultural Schools that keep the School- Farm System. From the collected data, the exaggeration between socio environmental intentions revealed by the environment public politics managers, education technician, agricultural and work and yield development is identified since Rio92 and the functioning dynamics of the courses. It is perceived, however, the concern of the schools communities set of the in improving its socio environmental performance. A better detailed examination of the research results points conformity in some criteria of evaluation, being diverse others in consolidation. This already allows the sharing between the experiences schools and technologies that present pro-active relation with the sustainable question, which the agroecology production, the functioning of the cooperative-school, the cultural activities, the communitarian actions, the partnerships, the democratic management; the improvements in health and security in the work, the sanitary standards of the agrofactories, in the aggregation of value to the production, in the collection and destination of the garbage and the organic residues are included. The positioning of the researcher front this scene appears, at the end, in the form of a contribution to the consolidation of an education to the ecodevelopment in agricultural technician education. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209715 |
Date: | 2002 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PICH0022.pdf | 517.4Kb |
View/ |