Abstract:
|
Tutto il mondo è vedovo se è vero che tu cammini ancora é a última das Variazioni belliche (1964), o primeiro livro publicado por Amelia Rosselli (1930-1996), com o apoio de Pasolini, que também lhe pediu o ensaio que acompanha o livro, Spazi metrici [Espaços métricos], em que a autora tentou expor as razões da forma de sua poesia, absolutamente singular, mesmo no ambiente da poesia experimental das vanguardas com a qual mantém vivos contatos nos anos sessenta. O ensaio, breve, obscuro, muito complexo, coloca as Variações Bélicas no âmbito da linguagem da música contemporânea: o procedimento das variações, muito usado já por Bach e Beethoven, é base da música dodecafônica de Schönberg e Webern, e em seguida da música serial e pós-weberniana, terreno de Amelia Rosselli compositora, teórica e performer de música contemporânea, com importantes colaborações com artistas como Bruno Maderna, John Cage, Carmelo Bene (para esse último, Amelia compõe, improvisando, e toca a música dos espetáculos Pinocchio e Majakovskij, em 1962). |