Democracia participativa e dados abertos: um MVP para o cidadão acompanhar a compra da merenda escolar

DSpace Repository

A- A A+

Democracia participativa e dados abertos: um MVP para o cidadão acompanhar a compra da merenda escolar

Show full item record

Title: Democracia participativa e dados abertos: um MVP para o cidadão acompanhar a compra da merenda escolar
Author: Ecker, Marcelo Henrique Hoffmann
Abstract: Atualmente, os meios de comunicação e a tecnologia são praticamente onipresentes em nossa vida. Desde a origem dos computadores, notebooks, dispositivos portáteis e assistentes pessoais, a disseminação da informação chega ao seu ápice na figura do smartphone. De outro lado possuímos órgãos governamentais que estão iniciando a disponibilização de informações de interesse ao cidadão em seus portais da transparência. Em meio a este contexto, o cidadão tem na democracia participativa a oportunidade de contribuir de forma ativa no governo, fiscalizando as ações e propondo melhorias para a sociedade. Entretanto, nem sempre as informações de interesse público estão disponibilizadas de forma compreensível ao cidadão ou mesmo para a execução de algoritmos, portanto necessita-se de ferramentas que o auxiliem na busca e compreensão dos dados, bem como facilitem a sua atuação diante dos resultados encontrados. O presente trabalho desenvolve uma extensa revisão bibliográfica sobre o assunto, e a partir desta constrói um ecossistema tecnológico para atender estas necessidades. Como estudo de caso optou-se pelo monitoramento de compras governamentais de merenda escolar. A aplicação desenvolvida implementa uma API REST para consultas das compras realizadas. Essa informação é disponibilizada através de um aplicativo mobile onde o cidadão pode avaliar indícios de fraude. Para auxiliar os cidadãos nessa tarefa também são informadas as compras dos municípios vizinhos e uma estimativa gerada através de um processo de machine learning com os dados cadastrados. Também foi desenvolvido a integração das avaliações dos usuários com a rede social Twitter, trazendo as compras ainda mais próximas das pessoas que não queiram utilizar o aplicativo.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209280
Date: 2020-06-30


Files in this item

Files Size Format View Description
Marcelo Henriqu ... Ecker - TCC Completo.pdf 3.384Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar