Metodologia para o planejamento de produtos orientado por valores emocionais

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Metodologia para o planejamento de produtos orientado por valores emocionais

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Title: Metodologia para o planejamento de produtos orientado por valores emocionais
Author: Sozo, Valdeon
Abstract: Criatividade é essencial para a geração de ideias originais que conduzem à inovação e, o processo de geração de ideias pode ser aprimorado ao se fornecer estímulos a uma equipe de projeto. Entretanto, a implementação desses estímulos pode ser um processo demorado e complexo, limitando sua praticidade. Por outro lado, diversas abordagens têm sido propostas para tratar com as emoções dos consumi-dores e, embora pesquisas substanciais tenham sido realizadas nessa área, não foram encontradas na literatura trabalhos relacionadas a estímulos emocionais para a criatividade. Em vista disso, alguns questionamentos são propostos e investiga-dos: estímulos emocionais fáceis de usar e prescritos para a fomentar a criatividade aprimoram a geração de ideias quando comparados ao brainstorming tradicional? Estas ideias quando implementadas aprimoram os valores emocionais dos produtos despertando as emoções planejadas nos clientes? Neste trabalho descreve um mé-todo desenvolvido para encorajar uma equipe de projeto a se inspirar em emoções humanas, gerando ideias para um portfólio de produtos. Para alcançar este objetivo, um conjunto de estímulos emocionais para a criatividade, chamados "emotriggers", foram criados. O método proposto foi aplicado em um conjunto de experimentos para validar a efetividade destes estímulos emocionais para a criatividade, avaliando as ideias geradas a partir de quatro critérios: quantidade, qualidade, variedade e novidade. Como resultado, os emotriggers mostraram ajudar a gerar ideias, melhorando todas as quatro métricas e recebendo avaliações positivas dos membros da equipe sobre sua praticidade. O método também foi avaliado junto a consumidores potenciais, onde protótipos das ideias geradas foram submetidos a avaliações visando capturar as emoções sentidas por estes consumidores, por meio de questionários e reconhecimentos faciais. Os resultados obtidos nas avaliações com consumidores potenciais revelam que estatisticamente as avaliações emocionais geradas condizem com a emoção alvo pretendida fornecendo evidências para o atendimento dos objetivos deste trabalho de pesquisa.Abstract: Creativity is essential for the generation of original ideas ultimately leading to innovation. The process of generating creative ideas can be enhanced by providing stimuli to a design team. However, implementing these stimuli can be a time consuming and complex process, limiting the practicality of this strategy. On the other hand, a large number of approaches have been proposed to deal with the consumers' emotions and, although substantial research has been carried out in this area, no academic references related to emotional stimuli for creativity could be found in the literature. In view of this, a question is raised: would easy-to-use and prescribed emotional stimuli for creativity enhance the generation of ideas when compared to traditional brainstorming? This paper outlines a method developed to encourage a design team to be inspired by human emotions while generating ideas for a product portfolio. To reach this goal, a set of emotional stimuli for creativity, named ?emotriggers?, were created. The proposed method was applied in a set of experiments to validate the effectiveness of emotional stimuli for creativity, evaluating the ideas generated based on four criteria: quantity, quality, variety and novelty. As a result, the emotriggers were shown to help generate ideas, improving all of the four metrics, and the method received positive feedback from team members on its practicality. The method was also verified with potential consumers, where prototypes of the generated ideas were submitted to evaluations aimed at capturing the emotions felt by these consumers, through questionnaires and facial recognition. The results obtained reveal that felt emotion statistically correspond to the intended target emotion, providing evidence to meet the objectives of this research work.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2019.Esta tese contém arquivos eletrônicos inclusos que compõem o Apêndice A.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208663
Date: 2019


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