Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar
Show simple item record
dc.contributor.author |
Bittencourt, Circe Maria Fernandes |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-24T13:33:52Z |
|
dc.date.available |
2020-04-24T13:33:52Z |
|
dc.date.issued |
1993 |
|
dc.identifier.citation |
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. 383 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 1993. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208387 |
|
dc.description.abstract |
A história do livro didático brasileiro é recuperada neste trabalho no período correspondente à instalação do Estado Nacional, juntamente com a criação das escolas públicas elementares e secundárias, até a primeira década do século atual, com as propostas de ampliação da rede escolar do regime republicano. Nesta trajetória, acompanhamos a construção do saber escolar organizado pelo poder educacional, dividido entre o Estado civil e a Igreja Católica. Em meio às disputas entre os dois setores, o livro escolar desempenhava um papel fundamental na concretização dos projetos educacionais de ambas as tendências. O livro didático foi se transformando em uma importante mercadoria das empresas editoriais que se aliaram ao Estado na divulgação dessa produção cultural que tendia a se ampliar. O saber escolar contido no livro didático é analisado pelas disciplinas História Geral e do Brasil, desvendando o processo de transposição do saber erudito para saber a ser ensinado. Dentro dessa problemática, situamos o papel dos autores dos livros didáticos de História e o "lugar" de sua produção. A partir da confecção do livro didático, na qual pudemos identificar os inúmeros agentes que interferiam em sua composição, buscamos identificar como este objeto cultural era usado por professores e alunos nos diferentes espaços escolares, detectando as questões que envolveram o processo de ensino e aprendizagem do período. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Compêndios |
pt_BR |
dc.subject |
Livro de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Editora |
pt_BR |
dc.subject |
Saber escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Transposição didática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina escolar |
pt_BR |
dc.subject |
História Sagrada |
pt_BR |
dc.subject |
História do Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
História da Civilização |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar |
pt_BR |
dc.type |
Thesis |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar