Função visual e desenvolvimento motor de lactentes prematuros de baixo risco

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Função visual e desenvolvimento motor de lactentes prematuros de baixo risco

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Santos, Adriana Neves dos
dc.contributor.author Réus, Bruna Aparecida Bêz
dc.date.accessioned 2020-03-31T15:39:13Z
dc.date.available 2020-03-31T15:39:13Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 368039
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206437
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Araranguá, 2019.
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objetivo apresentar dois estudos elaborados e expostos em formato de artigos. O Estudo 1 consiste em uma revisão sistemática que teve como objetivo descrever ferramentas de avaliação da função visual em lactentes pré-termo (PT) durante o primeiro ano de vida, assim como verificar as propriedades psicométricas e a utilidade clínica das mesmas. O estudo de revisão não identificou nenhuma propriedade psicométrica das ferramenta de avaliação da função visual em lactentes PTs. A ferramenta mais utilizada foi a Teller Acuity Card (TAC), porém esta avalia somente a acuidade visual. O Estudo 2 é um estudo clínico randomizado controlado. O objetivo deste estudo é comparar o efeito de um protocolo de estimulação visual precoce com um guia de cuidados padrão, nas funções visuais, motoras e sensoriais de lactentes PTs, de 0 a 3 meses de idade corrigida, em ambiente domiciliar. O estudo clínico constatou que a estimulação visual promoveu melhorias nas funções visuais e sensoriais dos lactentes PTs comparada ao guia de cuidados padrão. Porém não houve diferença significativa para o desenvolvimento motor entre os grupos.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation aims to present two studies present as manuscripts. The study 1 consists of a systematic review which aimed to describe tools that evaluate visual function in preterm infants (PT) during the first year of life. We also aimed to the psychometric properties and the clinical utility of these tools. The review study is not the same as the psychometric research of visual function assessment tools in infants PTs. The most used tool was the Teller Acuity Cards (TAC), but this tool evaluates only visual acuity. The study 2 is a randomized controlled clinical trial. The aim was to compare the effects of an early visual intervention with a standard care, regarding visual, motor and sensory development of PTs infants from 0 a 3 months of corrected age. The clinical study found that visual stimulation promoted improvements in visual and general sensory functions when compared to the standard care group. However, there was no significant difference for motor development between groups. en
dc.format.extent 109 p.| il., gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Reabilitação
dc.subject.classification Recém-nascidos
dc.subject.classification Prematuros
dc.subject.classification Ensaios clínicos
dc.title Função visual e desenvolvimento motor de lactentes prematuros de baixo risco
dc.type Dissertação (Mestrado)
dc.contributor.advisor-co Moreira, Rafaela Silva


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