O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos Yanomami (Pya ú Toototopi)

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O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos Yanomami (Pya ú Toototopi)

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Title: O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos Yanomami (Pya ú Toototopi)
Author: Limulja, Hanna Cibele Lins Rocha
Abstract: O objetivo desta tese consiste em apresentar aspectos centrais sobre os sonhos yanomami. A etnografia foi desenvolvida a partir de trabalho de campo realizado entre os Yanomami da comunidade do Pya ú, localizada na região do Toototopi, TI Yanomami, durante o período de outubro de 2015 a fevereiro de 2017. Os sonhos yanomami se constituem como uma forma de se relacionar com o mundo e com os outros que habitam este mundo. O fim da tarde é o momento da emergência da saudade e o início do dia dos mortos, dos espíritos. Aqui há uma inversão entre dia/noite. A noite dos Yanomami equivale ao dia dos pore (mortos). É por meio dessa inversão que procuramos indicar como, na teoria da pessoa yanomami, o utupë (imagem) é o locus dos sentimentos, dos pensamentos e da volição. Na floresta yanomami, tudo possui um utupë; e é por meio dos sonhos que essas imagens podem encontrar-se. Procuramos ainda demonstrar, por meio dos sonhos dos xamãs, como os mitos são sonhos, na medida em que são continuamente sonhados, abrindo a possibilidade de um mundo em permanente construção. Nesse ponto, o tempo do sonho e o tempo do mito funcionam à maneira de uma fita de möbius e se movimentam em um trajeto que tende ao infinito.Abstract: The aim of this thesis is to present key aspects about Yanomami dreams. This ethnography was developed from fieldwork accomplished among the Yanomami of Pya ú community, situated in the Toototopi region, TI Yanomami, during the period from October 2015 to February 2017. Yanomami dreams are constituted as a way of relating to the world and to the others who inhabit this world. The end of the afternoon is the moment of the emergence of longing and the beginning of the day of the deceased, the spirits. Here there is an inversion between day and night. The night of the Yanomami is equivalent to the day of the pore (dead). It is through this inversion that we seek to indicate how, in Yanomami theory of personhood, the utupë (image) is the locus of feelings, thoughts and volition. In the Yanomami forest everything has a utupë and it is through dreams that these images can meet each other. We also attempt to demonstrate, through the dreams of the shamans, how myths are dreams, insofar as they are continually dreamed, opening the possibility of a world in permanent construction. At this point, the time of the dream and of the myth operate in the manner of a Möbius strip and move on a path that tends to infinity.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206414
Date: 2019


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