Tribal Brasil na Cidade: videodanças como processo de aprendizagem do Curso de Formação em Tribal Brasil

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Title: Tribal Brasil na Cidade: videodanças como processo de aprendizagem do Curso de Formação em Tribal Brasil
Author: Ferreira, Tamiris Aline
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar as videodanças, que são atividades avaliativas do Curso de Formação em Tribal Brasil. São quatro obras analisadas, dado que são parte essencial do processo de aprendizagem das bailarinas. Neste processo, através da prática, aprendem os movimentos e sequências ensinadas e criadas no curso, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades relacionadas ao vídeo. A realização da videodança envolve as sequências, criadas e ensinadas pela professora, e desenvolvidas pelas alunas, e o estudo sobre o movimento, do bailarino Rudolf Laban. O trabalho aponta proximidades entre Rudolf Laban e Maxine Sheets-Johnstone, e os conceitos de fatores e qualidades de movimento. Sheets-Johnstone desenvolve a ideia de pensamento cinético, argumentando que pensamento e movimento são indissociáveis. A autora também considera que as qualidades de movimentos podem ser percebidas em qualquer movimentação executada. As noções de Sheets-Johnstone se refletem no trabalho de Tim Ingold. A partir da noção do pensamento cinético de Sheets-Johnstone, e dos estudos sobre a percepção de James Gibson, Ingold compreende o movimento, através da interação entre as coisas . Nesse sentido, considera-se o aprendizado da bailarina a partir do seu engajamento com o ambiente. Esse engajamento pode ser observado a partir da interação da bailarina com a videodança, em sua relação com o lugar e os elementos presentes, tais como a câmera e os efeitos de edição. A videodança é compreendida, neste trabalho, como outro fenômeno de arte, no qual não é possível falar de dança, sem relacionar os movimentos corpóreos às movimentações de câmera e aos efeitos de edição.Abstract: This work aims to analyze videodances, evaluative activities of the Training Course in Tribal Brazil. There are four works, analyzed as an essential part of the learning process of the dancers, in which through their practice, they learn the movements and sequences taught and created in the course, as well as develop skills related to the video. The performance of videodance involves teaching the sequences created by the teacher and developed by the students and the study on the movement of the dancers Rudolf Laban. The work points out proximities between Rudolf Laban and Maxine Sheets-Johnstone and the concepts of factors and qualities of movement. Sheets-Johnstone develops the idea of kinetic thinking, arguing that thought and movement are inseparable. The author also considers the qualities of movements that can be perceived in any movement performed. The notions of Sheets-Johnstone reflect in the work of Tim Ingold. From the notion of kinetic thinking in Sheets-Johnstone and from the studies on James Gibson's perception, Ingold understands movement through the interaction between \"things.\" In this sense, it is considered the learning from the engagement of the dancer with the environment. Engagement can be observed from the dancer's interaction with videodance, and its relation to the place and the elements present, such as the camera and editing effects. Videodance is understood in this work as another art phenomenon, about which it is not possible to speak of dance without relating the bodily movements with the camera movements and editing effects.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206370
Date: 2019


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