Relação do campus com a cidade: a interdependência dos limites do campus Trindade da UFSC a partir da concepção de projetos regenerativos

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Relação do campus com a cidade: a interdependência dos limites do campus Trindade da UFSC a partir da concepção de projetos regenerativos

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Title: Relação do campus com a cidade: a interdependência dos limites do campus Trindade da UFSC a partir da concepção de projetos regenerativos
Author: Dias, Fábio Pedroso
Abstract: A partir da temática da relação da borda do campus com seu entorno envolvente, a dissertação tem como objetivo apresentar um processo para elaboração de projetos urbanos em campus universitário fundamentado em teorias de projeto regenerativo. Demonstra como os planejadores, agentes externos e outras partes interessadas podem prosperar através da coexistência e cooperação entre os sistemas ecológicos e os demais sistemas humanos. O procedimento metodológico da pesquisa compreende três etapas: a primeira apresenta a conceituação bibliográfica dos temas paradigmas de relação entre campus e cidade e projeto regenerativo ; a segunda etapa analisa a evolução da forma urbana e as ações de planejamento do objeto de estudo (Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina); e a terceira etapa, mediante a delimitação de um trecho do campus evidencia através de uma análise qualitativa quais são os problemas e suas correlações entre a conexão do campus com o entrono urbano a partir das Guias de Projeto Regenerativo para Campus Universitário. Subsequente, analisa-se estas verificações com o viés do projeto regenerativo. Como resultado o trabalho apresenta 10 Tópicos com diretrizes para um desenvolvimento regenerativo no recorte de estudo. Estes 10 Tópico de diretrizes possibilitam observar dois aspectos: o primeiro elenca estratégias de desenvolvimento regenerativo que direcionam-se para a elaboração de projetos urbanos em campus universitário, embasados: no tratamento de águas residuais, na infraestrutura verde e drenagem urbana, no desenho de regeneração dos ecossistemas, na integração da gestão com a participação comunitária e as práticas de ensino pesquisa e extensão, e por fim, no incentivo à atratividade urbana com denotada segurança em torno dos sistemas de mobilidade (ativos e públicos); o segundo aspecto é o direcionamento para diretrizes que minimizam os impactos ambientalmente destrutivos ao se integrar com os processos da natureza. Ressalta-se que os processos para elaboração de projeto com suas bases no projeto regenerativo apresentados nas diretrizes denotam características que se sensibilizam às condições locais, e que pretendem ser desenvolvidos através da contribuição e colaboração de diversos agentes, que fomentam a reciprocidade para orientar os diversos sistemas, para regenerar e acomodar mudanças, das quais respeitam a história e a cultura local.Abstract: The relationship between the boundaries of the campus and its surroundings constitutes the dissertation s departure point. This work aims to present a process for the development of urban projects in the university campus, based on regenerative design theories. Additionally, showcasing how planners, external agents, and other interested parties can prosper through the coexistence and cooperation between ecological systems and other human systems. Three stages constitute the research methodological procedure: the first presents the bibliographical review of \"paradigms of campus-city relation\" and \"regenerative design\"; the second stage analyzes the urban form evolution and the planning actions of the study object (Campus Trindade of The Federal University of Santa Catarina); and the third stage, by delimiting a section of the campus, denotes, using a qualitative analysis, what are the problems and their correlations with the campus connection with the urban environment, based on the Regenerative Design Guides to University Campus. Subsequently, these verifications are analyzed with the regenerative design approach. As a result, the work presents 10 Topics with guidelines for a regenerative development in the study area. These topics allow the observation of two aspects: the first enumerates strategies for the development process of urban projects in the university campus. They are based on the restoration of the landscape, in the regeneration design of ecosystems, the treatment of wastewater and urban drainage, on integrating the management processes with the community's insights and the practices of education, research, and extension, and finally, the incentive of urban attractiveness supporting safety around the mobility systems (active and public). The second aspect is the direction towards guidelines that minimizes environmentally destructive impacts by integrating with the natural processes. It should be emphasized that the processes for project development based on the regenerative design presented in these guidelines have explicit characteristics that are sensitive to local conditions. In addition, they are intended to be developed through the contribution and collaboration of several stakeholders that encourage reciprocity to guide the various systems, to regenerate and also to accommodate changes, while being respectful to local history and culture.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206196
Date: 2019


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