Proposição metodológica para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária

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Proposição metodológica para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária

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Title: Proposição metodológica para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária
Author: Moreira, Katia Denise
Abstract: A profissão secretarial tem apresentado, ao longo do tempo, uma evolução crescente e, contemporaneamente, o sujeito secretário ocupa posição de destaque tanto em setores públicos, quanto privados. A essa transformação na carreira do secretariado está associada, entre outros elementos, o aperfeiçoamento das competências secretarias, que passaram de um status notadamente técnico, para outro mais complexo, o estratégico e, esse fato, pode ser considerado um processo de inovação na carreira. Outra realidade na profissão é sua inserção em Instituições de Ensino Superior Públicas Federais, por meio de concursos públicos específicos para o cargo, a partir do ano de 2005. No tocante à atuação do secretário nesse ambiente, verifica-se a singularidade das atividades a serem realizadas e, nesse sentido, a necessidade de competências especificas para a gestão universitária, visto que durante a formação, são desenvolvidas competências de forma generalizada. Diante do apresentado, este estudo tem como objetivo elaborar uma metodologia para o desenvolvimento de competências secretariais no contexto da gestão universitária. A fim de alcançar o proposto buscou-se conhecer as competências secretariais associadas ao contexto da gestão universitária; aplicou-se a aprendizagem colaborativa/coaprendizagem como base para a metodologia proposta; identificou-se a inovação como elemento de aplicação da proposta metodológica para o desenvolvimento de competências secretariais e, também, como fenômeno de transformação do indivíduo; implementou-se a metodologia proposta e verificou-se a aplicabilidade da metodologia proposta para o desenvolvimento de competências secretariais direcionadas para a gestão universitária. Naquilo que se refere aos procedimentos metodológicos, observa-se que o estudo foi desenvolvido a partir de uma filosofia de pesquisa construtivista. No que se refere ao método, opta-se em um primeiro momento pelo indutivo e na sequência, pelo hipotético-dedutivo. Em termos de natureza, trata-se de um estudo aplicado e descritivo quanto aos objetivos. Em relação à estratégia, a pesquisa bibliográfica-documental e a pesquisa-ação foram utilizadas. Em termos de técnicas de coleta de dados foram definidas a bibliográfica, a documental, a observação e a observação participante. A respeito da análise dos dados a escolha recai sobre a análise de conteúdo, por meio da categorização. Naquilo que se refere aos participantes da pesquisa foram definidos por meio de amostragem, entre os servidores técnico-administrativos secretários executivos das universidades públicas federais brasileiras. Dessa maneira, por intencionalidade, foram escolhidos os vinte e sete secretários do quadro de pessoal da Universidade Federal de Santa Catariana, dos quais vinte e cinco estavam aptos a participarem. No que diz respeito aos resultados, após aplicada a metodologia proposta verificou-se que o desenvolvimento de competências secretariais se deu por meio da aprendizagem colaborativa/coaprendizagem associada a um curso de capacitação ofertado na modalidade a distância, por meio de plataforma on line. Verificou-se ao final do curso que o compartilhamento de conhecimento e experiências entre os participantes do curso promoveu, além do desenvolvimento de competências, a construção de concepções provindas da cooperação e do trabalho em equipe, fato que significa que, ao final, alcançou-se a efetividade daquilo que se buscava e, ainda, fomentou-se o constructo teórico de dois campos em desenvolvimento o da gestão universitária e o do secretariado.Abstract : The secretarial profession has presented an increasing evolution over time, occupying a prominent work position in the public and private sectors. This transformation in the secretary career is often associated, among other things, with the improvement of secretarial competencies, which have changed from a technical status to a more complex one (i.e. the strategic one), which implies a career innovation processes. Another point to be considered in the profession has to do with its entrance process, by means of specific public exams, in Public Higher Education Institutions, since 2005. Regarding the secretary's performance in this environment, there is a singularity of activities, and therefore, the need for specific competencies for university management, since during higher education; skills are developed in a generalized way. In this context, this study aims to draft a methodology for the secretarial skills development in the university management context. In order to achieve this objective, it was sought to know the secretarial skills associated with the university management context; collaborative learning / co-learning was applied as a basis for the proposed methodology; innovation was identified as an element of application of the methodological proposal and also as a phenomenon of individual transformation; the proposed methodology was implemented and the applicability of the methodology was also verified. As far as research methodological procedures are concerned, the study was based on a constructivist philosophy. As for the method, it has been chosen an inductive and the hypothetic-deductive approach. As for its nature, it is an applied and descriptive study on the research objectives. This is also a bibliographical-documentary and action research study. In terms of data collection techniques, bibliographic, documentary, observation and participant observation were selected. Regarding the analysis of the data, the choice lies in content analysis, through categorization. As regards the participants chosen, they were selected by sampling, among, the executive secretariat of the Brazilian public universities. Thus, by intentionality, the twenty-seven staff secretaries from Universidade Federal de Santa Catarina were chosen, twenty-five of these secretaries were eligible to participate. Regarding the results, after applying the proposed methodology, it was verified that the development of secretarial skills was through collaborative and co-learning associated with a training offered in the distance modality, by means of an online platform. It was verified at the end of the course that the sharing of knowledge and experiences among the participants promoted, in addition to the development of competences, the construction of conceptions from cooperation, which means that, in the end, the effectiveness of what was achieved was sought, and, the theoretical construct of two fields under development - university management and secretariat - was fomented.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/206168
Date: 2018


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