Title: | Proposta de um Balanced Scorecard alinhado estrategicamente aos objetivos da instituição de ensino superior: estudo de caso no departamento financeiro da UFSC |
Author: | Coelho, Gabriel Nilson |
Abstract: |
O objetivo desta pesquisa é propor um modelo de Balanced Scorecard para o Departamento Financeiro da Universidade Federal de Santa Catarina com medidas alinhadas a estratégia da instituição. Este objetivo geral de pesquisa visa responder ao problema que compreende em quais indicadores estariam alinhados a estratégia para gerenciamento do Departamento Financeiro uma instituição pública de Ensino Superior? Para atingir o objetivo geral do trabalho, foi necessário alcançar os objetivos específicos, que foram definidos como: (i) identificar as atribuições do Departamento como unidade de apoio a Instituição Superior de Ensino, (ii) definir objetivos alinhados a estratégia expressa no PDI da UFSC e integrar ao mapa estratégico do departamento objeto de estudo, (iii) elaborar o painel de Desempenho para o Departamento Financeiro da UFSC. Para contemplar os objetivos propostos, primeiramente foram levantadas, por meio da elaboração de fluxogramas de cada processo ocorrido no setor, os principais fluxos trabalho, seus resultados e os sistemas utilizados nessas rotinas. Como resultado foi possível a identificação das atribuições do setor, como unidade de apoio, no cumprimento da missão da UFSC. A partir das informações estratégicas registradas no PDI UFSC como missão, visão e valores, bem como os objetivos e suas respectivas metas, foi possível o desdobramento dos objetivos norteadores da estratégia do departamento em quatro perspectivas: Transparência, Clientes (internos e externos), Processos internos e Aprendizado e Crescimento. Por conseguinte, foi elaborado o Mapa Estratégico do Departamento Financeiro da Universidade Federal de Santa Catarina, evidenciando as quatro perspectivas definidas, seus respectivos objetivos e a relação causa efeito estabelecida entre eles. Por fim, para elaboração do painel de desempenho, foram definidos doze objetivos, dezenove indicadores de desempenho, quinze metas e quinze iniciativas na elaboração do painel de Desempenho para o Departamento Financeiro. Os resultados obtidos corroboram os estudos anteriores sobre o uso do BSC em IES e suas implicações. Abstract : The purpose of this research is to propose a Balanced Scorecard model for the Financial Department of the Federal University of Santa Catarina with measures aligned with the institution's strategy. This general objective of research aims to answer the problem that includes in which indicators would be aligned the strategy for the management of the Financial Department a public institution of Higher Education? In order to achieve the general objective of the work, it was necessary to achieve the specific objectives, which were defined as: (i) identifying the Department's attributions as a unit of support to the Higher Education Institution, (ii) defining objectives aligned with the strategy expressed in the UFSC and integrate into the strategic map of the department under study, (iii) elaborate the Performance panel for the Financial Department of UFSC. In order to contemplate the proposed objectives, the main workflows, their results and the systems used in these routines were first raised through the elaboration of flowcharts of each process in the sector. As a result, it was possible to identify the attributions of the sector, as a support unit, in fulfilling the mission of UFSC. Based on the strategic information registered in the UFSC PDI as mission, vision and values, as well as the objectives and their respective goals, it was possible to unfold the objectives of the department strategy in four perspectives: Transparency, Clients (internal and external), Processes and Learning and Growth. Therefore, the Strategic Map of the Financial Department of the Federal University of Santa Catarina was elaborated, showing the four defined perspectives, their respective objectives and the relation cause established effect between them. Finally, twelve performance indicators, fifteen goals and fifteen initiatives were elaborated in the development of the performance panel for the Financial Department. The results obtained corroborate previous studies on the use of BSC in Higher Education Institutions and its implications. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205971 |
Date: | 2018 |
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PPGC0172-D.pdf | 2.500Mb |
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