Title: | Civilidade e caridade na história da educação feminina da elite curitibana (décadas de 1960 e 1970) |
Author: | Such, José Roberto Corrêa |
Abstract: |
A Escola Normal de Educação Familiar de Curitiba-PR era uma escola para moças que, além da formação para o magistério, tinha como objetivo oferecer a suas alunas, pertencentes à elite da cidade, uma educação para formar boas mães, esposas e donas-de-casa. E uma das propostas em seu currículo era promover uma sensibilização das elites para a prática da caridade, realizada por suas alunas através de estágios em obras sociais na periferia da cidade, mantidas por associações filantrópicas. Essas, por sua vez, atuavam em parceria com o Estado, dentro do conceito de triângulo do bem-estar social , desenvolvido pela historiadora Anne Lise Seip. Nesse esquema, o Estado dá as diretrizes de políticas públicas através da criação do Departamento Nacional da Criança que eram operacionalizadas nas municipalidades por essas associações. Não desconsiderando os benefícios de políticas sanitárias para a saúde da população, é preciso demonstrar que esse sistema é enviesado por lógicas de poder e controle. O Estado determinava as diretrizes em seu sistema de departamentos nacional e estaduais, mas no front dessas políticas estavam setores da sociedade situados entre os mais privilegiados que, ao meu entender, utilizavam a filantropia e a benemerência como meios para, além da prática da caridade, atuar também através do poder pastoral proposto por Michel Foucault, na direção das consciências do povo visto como um rebanho que, além de higienizado, precisava ser civilizado. Através da análise de um relatório de estágio realizado por três alunas da Escola Normal de Educação Familiar em um Posto de Puericultura que atendia mães carentes, no ano de 1971, e de uma coleção de manuais de civilidade chamada Biblioteca do Lar esse tipo de literatura era presente no currículos de Escolas Normais , procuro demonstrar que, além do preceitos higiênicos e puericultores que visavam controlar corpos, com esses estágios propostos por uma escola confessional católica, buscava-se também dirigir consciências, através de orientações morais de cunho religioso. E, essa nova forma de caridade que é a filantropia agia na promoção do ser humano: e nesse contexto, padrões de civilidade, moralidade e conduta eram reforçados. Corpos e consciências: na lógica do poder pastoral, a população era o rebanho que necessitava ser guiado, de acordo com os preceitos do saber médico higienista e da moralidade cristã. Abstract : The Normal School of Familiar Education of Curitiba-PR was a girl s school, which, beyond the teaching formation, intended to offer to his students, belonging to the elites of the city, an education to form good mothers, wives and housekeepers. And one of the proposals in its curriculum was to promote a sensitization of elites to the practice of charity, carried out by its students through internships in charity works in poor neibourhoods, maintained by philanthropist associations. These, in turn, acted in partnership with the State, within the concept of social welfare triangle, proposed by the historian Anne Lise-Seip. In this scheme, the State gives the guidelines - through the National Department of Children - that were operationalized in the municipalities by these associations. Not desconsidering the benefits of health policies to population health, it is necessary to demonstrate that this system is biased by logics of power and control. The state determined the guidelines in state and national systems. But in the front of these policies were sectors of society that were among the most privileged which, to my understanding, used the philanthropy and benevolence as a means of, beyond the practice of charity, also work through the pastoral power proposed by Michel Foucault, in the direction of the consciences of the people seen as a herd that, besides being sanitized, needed to be civilized. Through the analysis of an internship report by three students of the Normal School of Familiar Education in a childcare station witch attended poor mothers, in 1971, and a collection of civility manuals called Biblioteca do Lar these type of literature was present in the curriculum of normal schools -, I try to demonstrate that, besides hygiene and childcare precepts that aimed to control bodies, with theses internships promoted by a confessional and catholic school, It was also intended to direct consciences, through moral orientations of a religious nature. And, this new form of charity that is philanthropy acted in the \"promotion\" of the human being: and in this context, standards of civility, morality and behavior were reinforced. Bodies and consciences: in the logic of pastoral power, the population was the flock that needed to be guided, according to the precepts of medical hygienist knowledge and Christian morality. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205880 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PHST0646-D.pdf | 2.029Mb |
View/ |