Title: | Avaliação das habilidades individuais como instrumento de integração da cadeia de suprimentos |
Author: | Arantes, Fernanda Paes |
Abstract: |
A integração da cadeia de suprimentos (SCI) tem sido vista como forma de desenvolver vantagem competitiva a partir da gestão dos relacionamentos, possibilitando a redução de custos com a racionalização dos processos, diminuição de falhas, incertezas e desperdícios ao longo da cadeia. Para tanto, os membros necessitam trabalhar em conjunto, alinhando as atividades intra e interorganizacionais com foco em um mesmo objetivo. Tradicionalmente este alinhamento vem sendo construído com base em fatores tecnológicos e estruturais (denominados fatores hard). No entanto, o nível de produtividade e o uso efetivo da tecnologia é determinado pelos aspectos humanos e de liderança das organizações (denominados de fatores soft). Através do maior envolvimento dos recursos humanos nos objetivos da cadeia de suprimentos seria possível obter vantagem competitiva mais consistente e duradoura, pois as mudanças tecnológicas podem ser rapidamente corroídas pelo constante desenvolvimento de novas tecnologias, enquanto as habilidades humanas são regenerativas. Assim, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um instrumento que permita avaliar o nível de habilidade dos indivíduos de uma organização de modo a contribuir com a elevação do nível de SCI, atribuindo um nível de dificuldade a cada item com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). As habilidades avaliadas na escala são: comprometimento, comunicação, confiança cooperação, coordenação, flexibilidade, gestão de conflitos, liderança e trabalho em equipe. Comportamentos relacionados a essas habilidades foram posicionados em 9 níveis da escala, divididos em 3 grandes grupos que representam nível de habilidade baixo, médio ou alto para contribuir com o aumento da SCI. Pessoas com baixo nível de contribuição indicam total falta de envolvimento com os objetivos da cadeia de suprimentos. No nível médio, as pessoas apresentam contribuição significativa para a melhoria da SCI. No nível mais alto da escala, encontra-se alto nível de contribuição para a integração. Com isso, é possível identificar o nível de dificuldade relacionado aos comportamentos de cada habilidade e avaliar as equipes de trabalho, desenvolvendo treinamentos direcionados a cada grupo, de modo a melhorar o alinhamento nas relações intra e interorganizacionais na cadeia de suprimentos. Abstract : Supply chain integration (SCI) has been seen as a way to develop a competitive advantage through the management of relationships. SCI allows cost reduction trough process rationalization, reduction of failures, uncertainties and waste along the chain. To do so, members of the chain need to work together, aligning intra and interorganizational activities with a focus on the same goal. Traditionally this alignment has been constructed based on technological and structural factors (called hard factors). However, the level of productivity and the effective use of technology is determined by the human and leadership aspects of organizations (called soft factors). Through the greater involvement of human resources in supply chain objectives, it would be possible to obtain a more consistent and lasting competitive advantage as technological changes can be quickly eroded by the constant development of new technologies while human skills are regenerative. Thus, this research aims to develop an instrument that allows to evaluate the level of ability of the individuals of an organization in order to contribute to the elevation of the SCI level, assigning a level of difficulty to each item based on the Item Response Theory (IRT). The skills assessed in the scale are: commitment, communication, trust, cooperation, coordination, flexibility, conflict management, leadership and teamwork. Behaviors related to these abilities were positioned in 9 levels of the scale, divided into 3 large groups that represent low, medium or high level of ability to contribute to the increase of SCI. People with a low level of contribution indicate a total lack of involvement with the objectives of the supply chain. At the average level, people make a significant contribution to the improvement of SCI. At the highest level of the scale, there is a high level of contribution to integration. With this developed scale, it is possible to identify the level of difficulty related to the behaviors of each skill and also it is possible to evaluate the work teams and develop specific training strategies to each group, in order to improve the alignment in the intra and interorganizational relations in the supply chain. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205879 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PEPS5740-T.pdf | 4.673Mb |
View/ |