Indicadores de avaliação de responsabilidade social universitária no Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

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Indicadores de avaliação de responsabilidade social universitária no Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul

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Title: Indicadores de avaliação de responsabilidade social universitária no Prêmio Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul
Author: Santos, Wagner Souza dos
Abstract: As discussões contemporâneas sobre a relevância da educação superior para o enfrentamento de desafios nos campos político, econômico, ambiental e social têm avançado na direção de abordar políticas de gestão capazes de responder aos impactos inerentes a esse nível de ensino. O entendimento sobre como a temática da Responsabilidade Social Universitária (RSU) começa a evidenciar-se no cenário brasileiro, passa pela perspectiva da análise de fatos históricos, das transformações políticas e sociais e da atuação do Estado frente aos desafios diversos. Trata-se de um construto que tem sua origem em princípios vigentes no cenário das corporações, nos quais predominavam as visões econômica, legal e ética. Esse conceito consolidou-se por meio de construções teóricas adicionais, nas quais as partes interessadas nos resultados dessas organizações passaram a ser consideradas. Na América Latina a RSU passa a orientar-se em princípios que têm origem em experiências de anos anteriores e se fortalece por meio de esforços de diferentes teóricos. Para atribuir maior expressão às ações de responsabilidade social, por parte de organizações privadas ou públicas, emergem iniciativas como a publicação de certificações, leis e a instituição de premiações que procuram evidenciar para a sociedade o chamado balanço social das organizações. No Brasil, no ano de 2004, a responsabilidade social da instituição passa a figurar como uma das dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Entretanto, por meio de estudos publicados, percebe-se que há a necessidade de incorporação e de uma maior expressão das ações de Responsabilidade Social em Instituições de Ensino Superior (IES). Neste contexto, se apresenta a seguinte questão de pesquisa: quais indicadores devem ser considerados por iniciativas que premiam as IES, com o intuito de atribuir uma maior expressão à ações de RSU realizadas por essas instituições? Assim, definiu-se como objetivo geral propor indicadores de RSU para o Prêmio Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, à luz do Instrumento de Avaliação Institucional Externa (IAIE) do INEP, para fins dos processos de Recredenciamento e Transformação de Organização Acadêmica. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza aplicada e exploratória, realizada por meio de estudo bibliográfico e documental, orientada pela estratégia de análise de conteúdo, com os aportes teóricos de Bardin (2011). Faz-se uma pesquisa das dezessete edições do Prêmio Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, dirigida ao enquadramento dos indicadores atualmente utilizados aos identificados no IAIE/INEP e, finalmente, apresenta-se uma proposição de indicadores de RSU a serem considerados no processo de avaliação do prêmio.Abstract : Contemporary discussions on the relevance of higher education to face challenges in the political, economic, environmental and social fields have advanced towards an approaching management policies capable of responding to the impacts inherent to this level of education. The understanding of how the University Social Responsibility (USR) theme becomes manifest in the Brazilian scenario, involves the analysis of historical facts, political and social transformations, and the State's action in the face of those challenges. It is a construct that has its own inception in principles that exist in the corporate scenario, in which economic, legal and ethical views prevailed. This concept was consolidated through additional theoretical constructions, in which the stakeholders in the results of these organizations came to be considered. In Latin America the USR is based on principles that have their origin in experiences from previous years and is strengthened through the efforts of different theorists. Initiatives such as the publication of certifications, laws and the institution of awards that seek to show society the so-called \"social balance\" of organizations emerge to give a greater expression to the actions of social responsibility, by private or public organizations. The National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES) established the institution of social responsibility in Brazil in 2004. However, through published studies, it is noticed that there is a need for incorporation and a greater expression about the actions of Social Responsibility in Higher Education Institutions (HEIs). According to this context, the following research question is presented: which indicators should be considered by initiatives that reward HEIs, in order to give a greater expression to the USR actions performed by these institutions? Thus, it was defined as a general objective to propose USR indicators for the Social Responsibility Award of the Legislative Assembly of Rio Grande do Sul, in the light of the Instrument of Institutional External Evaluation (IAIE) of INEP, for the purposes of the Recruitment processes and Transformation of Academic Organization. This is qualitative research with an exploratory and applied nature, carried out through a bibliographical and documentary study, guided by the content analysis strategy, with the theoretical contributions of Bardin (2011). An inquiry of the seventeen editions of the Social Responsibility Award of the Legislative Assembly of Rio Grande do Sul is conducted, aimed at framing indicators currently used for those identified in the IAIE/INEP and, finally, a proposal is presented for the RSU indicators to be considered in the award s evaluation process.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205804
Date: 2018


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