Title: | Promoção da saúde do trabalhador docente dos Institutos Federais de Educação |
Author: | Antonini, Fabiano Oliveira |
Abstract: |
Objetivo: compreender como as práticas de Promoção da Saúde realizadas pelos professores de um Instituto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do sul do Brasil contribuem para sua Saúde no Trabalho. Método: pesquisa qualitativa do tipo pesquisa ação participante articulada com o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, desenvolvidos Círculos de Cultura, no período de 18/04/2018 a 26/06/2018. O método consiste de três etapas que estão interligadas: Investigação temática; codificação e descodificação; desvelamento crítico, envolvendo a participação de 21 professores em uma instituição de ensino federal, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Foram realizados cinco Círculos de Cultura, com uma média de 13 professores, variando dependendo da disponibilidade dos mesmos, sendo organizados quinzenalmente, com um tempo de duração em torno de uma hora e meia. A partir de temas definidos em conjunto, o grupo por meio do diálogo foi encorajado na discussão de posicionamentos e opiniões acerca das práticas de Promoção da Saúde e Saúde do Trabalhador. Resultados: A partir do diálogo e reflexões durante os Círculos de Cultura os professores desvelaram fatores relacionados a saúde do trabalhador que podem interferir na sua saúde e destacaram algumas práticas que podem contribuir para promover sua saúde. Evidenciamos os temas: pressão do trabalho; relações de trabalho entre alunos, colegas e chefia; falta de capacitação para docência; desvalorização do professor apontados pelos participantes que influenciam na saúde do professor, e que podem trazer principalmente transtornos mentais, em decorrência do trabalho. Como práticas de promoção da saúde identificadas nos Círculos de Cultura, os participantes destacam: equilíbrio entre trabalho e vida pessoal; formação de grupos de ajuda mútua; práticas de atividades físicas; redução de danos através de válvulas de escape; bom relacionamento social e sensibilizar e se permitir práticas de saúde. Desvelaram que através de práticas que possibilitem a Promoção da Saúde podem trazer muitos benefícios para melhoria de sua saúde e qualidade de vida, reduzindo o absenteísmo. É possível inferir que o método permite uma intervenção para a promoção da saúde das pessoas, principalmente no estímulo para um processo de busca por transformações. Conclusão: No desenvolvimento desta pesquisa foi evidente a aproximação da Promoção da Saúde com a Saúde do Trabalhador, demonstrando que esta pode ser desenvolvida em diferentes cenários e com diversificados participantes. As condições de trabalho quando estão alinhadas as estratégias de promoção da saúde propostas na carta de Ottawa e aos temas prioritários definidos na Política Nacional de Promoção da Saúde propiciam saúde dos professores. O método de pesquisa utilizado contribuiu na possibilidade de diálogos e reflexão entre os participantes, troca de conhecimentos, permitiu espaços de encontro entre as pessoas rompendo com as barreiras hierárquicas, democratizando o saber em saúde. O itinerário de pesquisa de Paulo Freire foi oportuno, para que os participantes refletissem e os levassem a novas propostas de ação para a Promoção da Saúde no Trabalho do Professor. Abstract : Objective: to understand how the Health Promotion practices carried out by the professors of an Institute of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education of the south of Brazil contribute to their Health at Work. Method: qualitative research of the type research participant action articulated with the Itinerary of Research of Paulo Freire, developed Circles of Culture, from 04/18/2018 to 06/26/2018. The method consists of three stages that are interlinked: Thematic research; coding and decoding; critical unveiling, involving the participation of 21 teachers in a federal educational institution, in the city of Florianópolis, Santa Catarina, Brazil. Five Culture Circles were carried out, with an average of 13 teachers, varying depending on the availability of the same, being organized biweekly, with a duration of about one and a half hours. Based on jointly defined themes, the group through dialogue was encouraged in the discussion of positions and opinions about the practices of Health Promotion and Workers' Health. Results: From the dialogue and reflections during the Culture Circles, the teachers revealed factors related to the health of the worker that may interfere in their health and highlighted some practices that can contribute to promote their health. We show the themes: work pressure; work relations between students, colleagues and management; lack of training for teaching; devaluation of the teacher pointed out by the participants that influence the health of the teacher, and that can bring mainly mental disorders, due to the work. As health promotion practices identified in the Circles of Culture, the participants highlight: work-life balance; formation of mutual aid groups; physical activity practices; damage reduction through exhaust valves; good social relationship and raise awareness and allow health practices. They revealed that through practices that enable Health Promotion can bring many benefits to improve their health and quality of life, reducing absenteeism. It is possible to infer that the method allows an intervention for the promotion of the health of the people, mainly in the stimulus for a process of search for transformations. Conclusion: In the development of this research it was evident the approach of Health Promotion with Worker Health, demonstrating that this can be developed in different scenarios and with diverse participants. Working conditions when aligned with the health promotion strategies proposed in the Ottawa charter and the priority themes defined in the National Health Promotion Policy provide health for teachers. The research method used contributed to the possibility of dialogues and reflection among the participants, exchange of knowledge, allowed spaces of encounter between people breaking with the hierarchical barriers, democratizing the knowledge in health. Paulo Freire's research itinerary was opportune so that the participants could reflect and lead them to new proposals for action for the Promotion of Health in the Teacher's Work. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205638 |
Date: | 2018 |
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PNFR1093-T.pdf | 1.337Mb |
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