Title: | A percepção dos gestores de comunicação quanto as ações de marketing educacional das faculdades SENAC de Santa Catarina |
Author: | Maciel, Wagner Alves |
Abstract: |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de gestão de comunicação de marketing institucional das Faculdades SENAC de Santa Catarina. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem predominantemente qualitativa. Quanto aos fins, classifica-se como descritiva e, quanto aos meios de investigação, é bibliográfica, documental e estudo de caso. O contexto de pesquisa inclui atores (pessoas e/ou setores) das Faculdades SENAC de Santa Catarina e de sua mantenedora, a Admisntração Regional do SENAC no estado, envolvidos no processo de comunicação e marketing institucional. Os dados primários serão coletados por meio de questionários semiestruturados, já a coleta de dados secundários será realizada por meio de pesquisa documental nos sites e arquivos da instituição. O método de análise interpretativa será utilizado para a análise dos dados coletados. Com relação aos resultados deste estudo, espera-se realizar uma avaliação formativa sobre as políticas de comunicação de marketing institucional que permita caracterizar a presença do SENAC em Santa Catarina, descrever o processo de gestão da comunicação e identificar suas limitações e possibilidades, a fim de elaborar proposição de melhorias que possam ser implementadas na gestão da instituição. Abstract : This research aims to analyze the communication management practices of institutional marketing of the Faculties SENAC of Santa Catarina. As for the methodological aspects, the research is applied in nature, with a predominantly qualitative approach. Regarding the ends, it is classified as descriptive and, as far as the means of investigation is concerned, it is bibliographical, documentary and case study. The research context includes actors (people and / or sectors) of the SENAC Faculties of Santa Catarina and its sponsor, the SENAC Regional Admis- tration in the state, involved in the institutional communication and marketing process. The primary data will be collected through semi-structured questionnaires, and secondary data collection will be done through documentary research on the institution's websites and archives. The interpretive analysis method will be used to analyze the data collected. With regard to the results of this study, it is expected to conduct a formative evaluation on institutional marketing communication policies that will characterize the presence of SENAC in Santa Catarina, describe the process of communication management and identify its limitations and possibilities in order to elaborate proposals for improvements that can be implemented in the management of the institution. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205636 |
Date: | 2018 |
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PPAU0188-D.pdf | 925.1Kb |
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