Title: | Incremento nas infraestruturas de transporte para o desenvolvimento territorial: desafios e perspectivas nas indústrias da cadeia da madeira do planalto norte catarinense |
Author: | Maximo, Gabriela Willemann Siviero |
Abstract: |
O Brasil é um país privilegiado, com vasta dimensão territorial e diversidade ambiental ímpar. No entanto, embora haja investimentos públicos voltados ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades, o contexto ainda é complexo e desafiador para muitos territórios. Neste cenário, no sul do País, em Santa Catarina, no Planalto Norte Catarinense (PNC) - polo florestal vocacionado aos insumos e à transformação da madeira com impacto direto na economia e no desenvolvimento territorial do Estado - destaca-se pela expressividade de recursos naturais florestais (seja formações naturais ou plantadas) mas, por outro lado, pela carência ou baixa efetividade das estratégias, ações e investimentos direcionados ao arranjo produtivo local de móveis e de madeira. A presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar desafios e oportunidades que envolvem as indústrias - de móveis, madeira e de pellets de madeira - do Planalto Norte Catarinense, com vistas a inventariar estratégias que potencializem o arranjo produtivo local, bem como alavanquem o desenvolvimento territorial. Esta pesquisa, de cunho exploratório e descritiva, configura-se enquanto estudo de caso, por meio da coleta de dados e entrevistas abertas (dados primários), com representações de classe e gestores das indústrias em questão, além de levantamento bibliográfico e documental (dados secundários). Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa, com as fases de estruturação e recomendações da metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C), com a utilização do Sistema de Informação Geográfica (SIG) para análise e interpretação de resultados territoriais, visto à complexidade de dados e de analises potenciais. Como resultados foram elaborados dois modelos de apoio à gestão (um para a indústria de móveis e de madeira do Planalto Norte Catarinense, com a participação da FIESC; e, outro, para a indústria de pellets de madeira, Koala Energy), possibilitando identificar a situação atual vivenciada por estas indústrias e, em seguida, a partir da constatação de desafios comuns e comprometedores às indústrias (neste caso, as infraestruturas de transporte), realizada a estruturação e análise de dados espaciais em ambiente SIG, bem como uma observação in loco das infraestruturas do PNC, que permitiram comprovar, na prática, evidências que impactam no desempenho da indústria e no desenvolvimento territorial. Com os resultados alcançados, foi possível identificar as necessidades das indústrias, apontando evidências que interferem, direta ou indiretamente, no desempenho da indústria e no desenvolvimento territorial, especialmente, no que tange à situação e às perspectivas das infraestruturas de transporte sugerindo ações de melhoramentos. Abstract : Brazil is a privileged country, with a vast territorial range and unique environmental diversity. However, although there are public investments towards the social economical development of communities, the context is still complex and challenging to many territories. In this scenario, in the south of the country, in Santa Catarina, in the North Plateau Catarinense (PNC) the Polo Forestal Project which is aimed at suppling and wood conversion with a direct impact in the economy and in the territorial development of the State which it stands out by the magnitude of natural forestry resources (natural formation and planted), on the other hand, due to the lack of or low effectiveness of strategies, actions and investments aimed at the local productive facilities of furniture and wood. This research is intended to diagnose challenges and opportunities that involve furniture, wood and wood pallets companies from the North Plateau Catarinense, In order to device strategies to enhance the local productive layout, as well as to increase the territorial development. This research, of descriptive and exploratory cleat, is configured as case study, by data collection and open interviews (primary data), with class and management representation of the companies concerned, besides bibliographic and documental (secondary data) inquiry. It is about a qualitative approach investigation, with phases of structure and recommendations of the Multicriterial of Support to Constructivism Decision (MCDA-C) methodology, with the use of the Geographical Information System (SIG), to analyze and interpret the territorial results, due to the complexity of data and potential analysis. As a result, two models were elaborated in support of the management (one for the furniture and wood company of the North Plateau Catarinense, with participation of FIESC; and, another, to the wood pellet company, Koala Energy), making it possible to identify the current situation lived by these companies and, following, after common compromising challenges identification to the companies (in this case, transport infrastructure), making the structure and space data analysis in SIG environment, as well as an in loco observation of PNC infrastructure, which made it possible to confirm, by practice, evidences that have an impact in the companies revenue and territorial development. With the achieved results, it was possible to identify their needs, pointing to evidences that interfere, directly or indirectly, in the productivity of the company and territorial development, specially to the situation and perspectives of transport infrastructure, suggesting improvement actions. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205611 |
Date: | 2018 |
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