Title: | Limites e possibilidades para a certificação orgânica da produção de leite no Instituto Rducar (MST-RS) |
Author: | Fragas, Cristina de |
Abstract: |
A presente dissertação tem como tema de pesquisa o processo de conversão da produção convencional de leite para a produção do leite orgânico no Instituto Educar, uma escola de formação técnica de jovens e adultos do campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST. Esse Instituto educacional selecionado para a realização da pesquisa de campo, está localizado em um assentamento da reforma agrária no município de Pontão, norte gaúcho, que possui uma bacia leiteira estabelecida e de alta produtividade. O objetivo da pesquisa é analisar os limites e as dificuldades enfrentadas pelo sistema de produção leiteira do Instituto Educar, bem como as potencialidades evidenciadas, para realizar o processo de conversão à produção do leite orgânico, em concordância com as normas vigentes de certificação. A pesquisa é essencialmente qualitativa, contando, no entanto, com a contribuição de um método quantitativo na análise dos dados. Na pesquisa de campo utilizou-se a entrevista semiestruturada com professores/pesquisadores do Instituto Educar; a observação direta participante; registros em um caderno de campo e a pesquisa documental. Este estudo apresentou como principais limites à tomada de decisão política para a produção de leite orgânico a carência de profissionais capacitados que conheçam a legislação, a ausência de autossuficiência na produção dos alimentos para os animais e a falta de continuidade das atividades dos trabalhadores que atuam no setor do leite. No entanto, constatou-se que o Instituto Educar possui uma grande vantagem: o fato de estar trabalhando há mais de 30 anos com um sistema de produção agroecológica e, dessa forma, apresenta condições potenciais de se tornar pioneiro na produção de leite orgânico certificado na área de reforma agrária, na região onde está localizado. Assim, atuando na produção do leite orgânico, estará também potencializando a formação de seus estudantes, mediante a qualificação teórico-prática de processos de produção agroecológicos comprometidos com a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental. Abstract : This dissertation has as a research theme the process of converting conventional milk production to organic milk production at the Educar Institute, a technical training school for young people and adults in the field of the Landless Workers Movement (MST). This educational institute, selected for field research, is located in an agrarian reform settlement in the municipality of Pontão, in the north of the state of Rio Grande do Sul, which has an established and high productivity dairy basin. The objective of the research is to analyze the limits and difficulties faced by the dairy production system of the Educar Institute, as well as the potentialities evidenced to carry out the process of conversion to the production of organic milk, in agreement with the current norms of certification. The research is essentially qualitative, counting, however, with the contribution of a quantitative method in the data analysis. In the field research the semistructured interview with professors / researchers of the Educar Institute was used; participant direct observation; records in a \"field notebook\" and documentary research. This study presented as main limits to the political decision making for the production of organic milk the lack of trained professionals who know the legislation, the lack of self-sufficiency in the production of animal feed and the lack of continuity of the activities of the workers who work in the the milk sector. However, it was found that the Educar Institute has a great advantage: the fact that it has been working for more than 30 years with an agroecological production system and, therefore, presents potential conditions to become a pioneer in the production of organic milk certified in the agrarian reform area in the region where it is located. Thus, in the production of organic milk, it will also boost the training of its students through the theoretical and practical qualification of agroecological production processes committed to food safety and environmental sustainability. |
Description: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205482 |
Date: | 2018 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PAGR-P0076-D.pdf | 808.7Kb |
View/ |