dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
|
dc.contributor.advisor |
Sousa, Richard Perassi Luiz de |
|
dc.contributor.author |
Miranda, Márcio Batista de |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-31T13:34:42Z |
|
dc.date.available |
2020-03-31T13:34:42Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.other |
360514 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205303 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018. |
|
dc.description.abstract |
Trata-se da proposição de práticas e recursos básicos para composição e atuação de um sistema digital de mediação, com apresentação, comunicação e distribuição de produtos de informação e conhecimento, especialmente e-books, identificados com a marca acadêmica. Considerou-se a tese de que a qualificação e a oferta de produtos com a marca acadêmica requerem elementos e aspectos característicos nos recursos e práticas do sistema digital de mediação, considerando-se especificamente as interfaces gráfico-digitais que representam estantes virtuais. A indicação de práticas e recursos para o sistema de mediação é destinada a gestores e produtores interessados na oferta digital de e-books e outros produtos acadêmicos. Os resultados deste estudo indicam recursos e práticas organizadas de acordo com três fatores: (1) tecnológico; (2) cultural; (3) gerencial, tendo em vista o que foi observado em um conjunto pré-selecionado de interfaces gráfico-digitais acessíveis através da rede digital Internet, que atuam como estantes virtuais para e-books e outros produtos acadêmicos ou não. O trabalho de pesquisa para a realização deste estudo teve início com uma etapa exploratória, para busca e seleção de fontes de pesquisa bibliográficas e documentais. Também foi realizado um levantamento sobre os sistemas digitais de oferta de e-books e produtos similares através de buscas na rede Internet. Em seguida, efetuou-se a pesquisa nas fontes teóricas e documentais pré-selecionadas. Assim, foram identificados, aplicados e apresentados neste estudo os argumentos teóricos e, ainda, os exemplos práticos que ilustram os temas de interesse. Houve, ainda, a descrição dos aspectos relevantes que subsidiaram a estruturação do sistema mediador aqui proposto. Enfim, os processos de estudo e proposição caracterizaram uma pesquisa aplicada, cujos resultados parciais foram avaliados por seis especialistas das áreas de Arquitetura da Informação, Design de Interface Gráfica e Gestão de Produtos Acadêmicos. A partir dessa primeira avaliação, houve alterações no estudo de acordo com as considerações dos especialistas, antes de ser escrita a versão final do sistema de práticas e recursos que é proposta e apresentada neste documento de tese. |
|
dc.description.abstract |
Abstract : This is the proposition of basic practices and resources for composition and performance of a digital mediation system, with presentation, communication and distribution of information and knowledge products, especially e-books, identified with the academic brand. It was considered the thesis that the qualification and supply of products with the academic brand require elements and characteristic aspects, also, in the resources and practices of the digital mediation system, considering specifically the graphic-functional interfaces that represent virtual bookcase. The indication of practices and resources for the mediation system is intended to managers and producers interested in the digital offering of e-books and other academic products. The results of this study indicate resources and organized practices according to three factors: (1) technological; (2) Cultural; (3) Managerial, in view of what has been observed in a pre-selected set of accessible graphical-functional interfaces through the Internet Digital Network, which act as virtual shelves for e-books and other academic products or not. The research work to perform this study had beginning with an exploratory stage, to search and select bibliographic and documentary research sources. It was also conducted a survey on the digital systems of e-book offering and similar products by searching the Internet network. The research was then conducted in the pre-selected theoretical and documental sources. Thus, the theoretical arguments were identified, applied and presented in this study, as well as the practical examples illustrating the topics of interest. There was also a description of the relevant aspects that subsiated the structuring of the mediator system proposed in this paper. Finally, the study and proposition processes characterized an applied research, whose partial results were evaluated by six specialists from the areas of information architecture, graphic Interface Design and academic product management. From this first evaluation, there were alterations in the study according to the experts considerations, before the final version of the system of practices and resources was written which is proposed in this thesis document. |
en |
dc.format.extent |
221 p.| il., gráfs. |
|
dc.language.iso |
por |
|
dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
|
dc.subject.classification |
Livros eletrônicos |
|
dc.subject.classification |
Marca de produtos |
|
dc.title |
Práticas e recursos para um sistema de mediação da marca acadêmica, com apresentação e distribuição de e-books na rede digital |
|
dc.type |
Tese (Doutorado) |
|
dc.contributor.advisor-co |
Remor, Carlos Augusto Monguilhott |
|