Modelo de dinâmica de sistemas para avaliar capacidade na manufatura orientada a serviços

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Title: Modelo de dinâmica de sistemas para avaliar capacidade na manufatura orientada a serviços
Author: Ariente Neto, Rafael
Abstract: Com a redução da demanda na indústria da manufatura o gap resultante entre a capacidade utilizada e a capacidade instalada representa uma condição indesejável para o fabricante visto que corresponde a uma menor receita frente aos custos fixos. Essa pesquisa aborda esse problema utilizando como alternativa a oferta de serviços no contexto da Manufatura Orientada a Serviços (MOS) (Service Oriented-Manufacturing) em que estão envolvidas diferentes expectativas do consumidor. Então, o objetivo da pesquisa consistiu em qualificar o comportamento da utilização da capacidade sob a influência da expectativa do consumidor em um contexto de manufatura orientada a serviços. É usada a Dinâmica de Sistemas no processo interpretação e modelagem. Na construção do modelo, em um ponto de vista operacional, foram considerados três subsistemas: mercado, consumo e subsistema MOS. Os fatores específicos referentes ao consumidor no subsistema de consumo se referem a percepção do valor quanto ao preço, tempo de prestação, qualidade e confiabilidade. Nesse sentido, os cenários prospectados indicam que para a condição do problema a atuação no contexto da MOS é capaz de utilizar 100% da capacidade disponível do sistema ao longo de um horizonte de tempo. Porém, a expectativa do consumidor quanto ao tempo de prestação demonstrou um impacto maior no horizonte de tempo de utilização desse nível da capacidade, sendo esse horizonte reduzido em 8,47% em relação ao cenário de referência. A influência da expectativa quanto à qualidade, ao contrário, aumentou esse horizonte de utilização da capacidade em 8,23%, enquanto que a influência quanto confiabilidade o fez em 8,55%. Já a atuação em um mercado com influência da expectativa em relação ao preço ampliou esse horizonte em 19,5%. Por isso, se conclui que o gap de capacidade é anulado pela adoção da MOS, mas a sustentação desse resultado ao longo do tempo está sujeito a orientação do mercado, caracterizado pela expectativa do consumidor. Outra conclusão indica que a adoção da manufatura orientada a serviços é favorável, porém a extensão da oferta de serviços precisa considerar a persistência do problema ao longo do horizonte de tempo. O modelo construído pode ser utilizado por fabricantes da indústria da manufatura tanto para (i) a tomada de decisão para a adoção de serviços, quanto para (ii) a orientação de ações de controle do sistema.Abstract : With reduced demand in a manufacturing industry, the resulting gap between the utilized and the installed capacity is an undesirable condition for the manufacturer because it corresponds to lower revenue in relation to fixed costs. This study addresses this problem by using service-oriented manufacturing (SOM), which involves different consumer expectations, as an alternative service-offering context. The aim of this study was to qualify the capacity utilization behavior under the influence of consumer expectations in a SOM context. To do this, system dynamics was used in the context interpretation and modeling process. From an operational point of view, three subsystems were considered when developing the model: market, consumption and the SOM subsystem. Consumer-related factors in the consumption subsystem include the perception of value for the price, financing options (payment installments), quality and reliability. Prospective scenarios indicated that the performance problem condition in the SOM context could use 100% of the available capacity of the system over a time horizon. However, consumer-financing expectations had a great impact on the time horizon of this capacity level, reducing its horizon by 8.47% compared to the reference scenario. The influence of service quality expectations, on the other hand, increased the horizon by 8.23%, while the influence of reliability was 8.55%. On the other hand, market performance, influenced by price expectations, increased the horizon by 19.5%. It is thus concluded that the capacity gap is canceled by employing SOM, but the sustainability of this result over time is subject to market orientation, which is characterized by consumer expectations. Another conclusion is that although SOM is favorable, the extent of the service offer must consider the persistence of the problem over the time horizon. The model constructed in this study can be used in the manufacturing industry (i) for decision making with respect to services and (ii) to guide system control actions.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205280
Date: 2018


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