Aquisição da linguagem de uma criança coda: produções, tipos de sobreposições e influência dos interlocutores neste processo

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Aquisição da linguagem de uma criança coda: produções, tipos de sobreposições e influência dos interlocutores neste processo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Quadros, Ronice Müller de
dc.contributor.author Gomes, Bianca Sena
dc.date.accessioned 2020-03-31T13:29:12Z
dc.date.available 2020-03-31T13:29:12Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 360727
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205158
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2018.
dc.description.abstract O entendimento do desenvolvimento linguístico vem atraído muita atenção da comunidade científica atual e, por apresentar características únicas, o desenvolvimento linguístico de pessoas Codas filhos ouvintes de pais surdos - tem o potencial de contribuir de maneira singular na área de aquisição da linguagem, uma vez que estes sujeitos são, ao mesmo tempo, bilíngues, bimodais e biculturais. Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento linguístico de uma criança Coda bilíngue e bimodal em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais através da análise de sua interação com interlocutores adultos, sendo eles surdos ou ouvintes, monolíngues ou bilíngues, bem como analisar a influência desses interlocutores em tal desenvolvimento. A metodologia utilizada no trabalho se consistiu na transcrição e análises de vídeos com duração de quarenta minutos, que explicitavam a interação da criança Coda Edu com 1 ano e 4 meses de idade individualmente com os interlocutores Carlos (ouvinte e bilíngue) e a mãe, e, posteriormente, com idade de 3 anos e 8 meses, com Lara (ouvinte e monolíngue) e o pai (surdo não oralizado, quando interagia com o Edu) de forma natural, durante o início e final da aquisição da linguagem. Como resultado e conclusão do trabalho, foi possível identificar de fato a existência de uma sensibilidade da criança à produção linguística do interlocutor, tanto na produção gesto-visual e oral-auditiva, como na produção de Sobreposições Linguísticas (Code Blending).
dc.description.abstract The understanding of the human linguistic development has attracted much attention from the scientific community and, since it presents unique characteristics, the linguistic development of Codas Children of Deaf Adults - has the potential to contribute singularly to the area of language acquisition, once they are, at the same time, bilingual, bimodal and bicultural. This work aims to analyze the linguistic development of a bilingual and bimodal Coda in both Portuguese and Brazilian Sign Language through the analysis of his interaction with adult interlocutors, being they deaf or hearing, monolingual or bilingual, as well as analyzing the influence of these interlocutors in such development. The methodology used in the study consisted of the transcription and analysis of videos with duration of 45 minutes, which evidenced the interaction of the Coda Edu at 1 year and 4 months of age individually with the interlocutors Carlos (hearing and bilingual) and Edu s mother, and, afterwards, at 3 years and 8 months of age, with Lara (hearing and monolingual) and Edu s father (deaf and non-speaker, when interacting with Edu) in a natural manner, during the beginning and end of the language acquisition period. As a result and conclusion of this work, it was indeed possible to identify the existence of an influence of the interlocutor s linguistic production on Edu s, both when it comes to the spoken and sign production, and to the production of language overlap (Code Blending). en
dc.format.extent 143 p.| gráfs., tabs.
dc.language.iso por
dc.publisher Florianópolis
dc.subject.classification Linguística
dc.subject.classification Aquisição de linguagem
dc.subject.classification Filhos de pais surdos
dc.subject.classification Multilinguismo em crianças
dc.subject.classification Surdos
dc.subject.classification Língua brasileira de sinais
dc.title Aquisição da linguagem de uma criança coda: produções, tipos de sobreposições e influência dos interlocutores neste processo
dc.type Dissertação (Mestrado)


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