Title: | Relação entre coparentalidade, envolvimento parental e práticas parentais de pais e mães de famílias binucleares |
Author: | Souza, Fernanda Martins de |
Abstract: |
Criar os filhos é por si só uma tarefa complexa que traz muitos desafios e responsabilidades para a díade parental. A separação/divórcio adiciona particularidades a essa tarefa e desafia pais e mães a seguir mantendo seu engajamento e uma relação coparental cooperativa e saudável. A presente dissertação integrou pressupostos do pensamento sistêmico e da psicopatologia do desenvolvimento e teve como objetivo principal investigar a relação entre coparentalidade, envolvimento parental e práticas parentais de pais e mães de famílias binucleares. O Estudo 1 buscou identificar e analisar as contribuições dos estudos empíricos nacionais e internacionais em Psicologia, acerca da coparentalidade, do envolvimento parental e das práticas parentais, no contexto das famílias binucleares com crianças em idade pré-escolar. A revisão sistemática da literatura resultou em 17 artigos científicos sobre coparentalidade e sobre envolvimento parental. Não foram encontradas pesquisas quantitativas sobre práticas parentais após a separação conjugal com famílias de crianças em idade pré-escolar. A literatura indicou associação entre a coparentalidade mais cooperativa e melhores níveis de ajuste psicológico tanto dos pais quanto dos filhos, enquanto que a coparentalidade conflituosa esteve positivamente associada a problemas de internalização e externalização e negativamente associada ao comportamento pró-social infantil. Sobre envolvimento parental predominaram estudos especificamente sobre o envolvimento paterno, que esteve positivamente associado ao desenvolvimento dos filhos, em termos cognitivos e comportamentais. Destaca-se a carência e a importância de estudos quantitativos brasileiros sobre coparentalidade, envolvimento parental e práticas parentais no contexto de separação/divórcio. O Estudo 2 se propôs a investigar empiricamente a relação dos fenômenos supracitados no contexto de pais e mães de famílias binucleares com crianças de 3 a 6 anos de idade. Foi realizado um levantamento de dados quantitativo e transversal, de caráter exploratório, descritivo e correlacional que contou com 45 participantes (24 mães e 21 pais), residentes nas cinco regiões do Brasil. Os instrumentos utilizados foram Questionário Sociodemográfico, Escala da Relação Coparental Inventário de Práticas Parentais, Questionário de Engajamento Paterno/Parental. Por meio das análises dos resultados constatou-se baixos escores na coparentalidade dos pais e mães divorciados/separados da amostra, principalmente nas dimensões de acordo coparental, suporte e divisão do trabalho coparental. Tanto os pais e mães apresentaram bons escores de envolvimento parental. Além disso, nem os baixos escores da coparentalidade e nem a alta sabotagem referida pelos pais influenciou o envolvimento paterno global. A coparentalidade esteve mais relacionada à forma como os pais e mães se envolveram nos papéis parentais do que com o quanto eles se envolveram globalmente com as crianças. Baixos escores na divisão do trabalho da coparentalidade estiveram associados ao maior envolvimento materno e ao exercício de práticas parentais negativas, tanto por parte de mães quanto de pais. Tais achados retratam um recorte da realidade que reforça a necessidade e urgência de práticas e programas de intervenção voltados para as famílias binucleares brasileiras, a fim de ajudá-los a promover relações familiares mais saudáveis que beneficiem o desenvolvimento das crianças e da família como um todo. Raising children is by itself a complex task that brings many challenges and responsibilities to the parental dyad. Separation / divorce adds particulars to this task and challenges parents to continue to maintain their engagement and a cooperative and healthy coparental relationship. The present dissertation integrated assumptions of systemic thinking and developmental psychopathology and its main objective was to investigate the relationship between coparenting, parental involvement and parental practices of parents and mothers of binuclear families. Study 1 sought to identify and analyze the contributions of national and international empirical studies in psychology, on coparenting, parental involvement, and parental practices in the context of binuclear families with pre-school children. The systematic review of the literature resulted in 17 scientific articles on coparenting and on parental involvement. No quantitative research on parental practices after marital separation with families of pre-school children was found. The literature has indicated an association between more cooperative coparenting and better levels of psychological adjustment of both parents and children, while conflicting coparenting has been positively associated with internalization and externalization problems and negatively associated with children's prosocial behavior. About parental involvement, studies on paternal involvement predominated, which were positively associated with the development of the children in cognitive and behavioral terms. We highlight the lack and importance of brazilian quantitative studies on coparenting, parental involvement and parental practices in the context of separation / divorce. Study 2 proposed to empirically investigate the relationship of the phenomena mentioned above in the context of parents of binuclear families with children from 3 to 6 years of age. A quantitative and cross - sectional survey was carried out, with an exploratory, descriptive and correlational character, with 45 participants (24 mothers 21 and parents), living in 12 Brazilian states. The instruments used were the Sociodemographic Questionnaire, the Coparental Relationship Scale, Inventory of Parental Practices, the Parental Engagement Questionnaire. The results showed lower scores in coparenting in the divorced / separated parents of the sample, principally in the dimensions of coparenting agreement, support and division of childrearing work. Both mothers and fathers presented good scores of parental involvement. Besides, neither lower scores in coparenting or the high sabotage reported by the parents influenced the global paternal involvement. The coparenting was more related to how fathers and mothers became involved in parental roles with children than to how much they became involved. Low scores in the division of labor in coparenting was associated with greater maternal involvement and the exercise of negative parental practices, both by mothers and fathers. These findings portray a reality cut that reinforces the need for and urgency of practices and intervention programs for Brazilian binuclear families in order to help them promote healthier family relationships that benefit the development of children and the family as a whole. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2018. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205079 |
Date: | 2018 |
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PPSI0820-D.pdf | 1.231Mb |
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