Potencialidades e fragilidades no processo de compra e venda de produtos orgânicos da agricultura familiar para a alimentação escolar em municípios da região sul do Brasil

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Potencialidades e fragilidades no processo de compra e venda de produtos orgânicos da agricultura familiar para a alimentação escolar em municípios da região sul do Brasil

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Title: Potencialidades e fragilidades no processo de compra e venda de produtos orgânicos da agricultura familiar para a alimentação escolar em municípios da região sul do Brasil
Author: Pizzi, Marina
Abstract: O Programa Nacional de Alimentação Escolar, ao inserir alimentos orgânicos da agricultura familiar no mercado das políticas públicas, contribui para a redução da pobreza e da insegurança alimentar no campo e incentiva a organização das propriedades rurais. Além disso, oferece alimentos de qualidade aos escolares. Dessa forma, estimula a produção desses alimentos, gerando muitos benefícios às questões ambientais, sociais e de saúde pública. O objetivo do estudo foi avaliar as potencialidades e fragilidades no processo de compra e venda de produtos orgânicos da agricultura familiar para a alimentação escolar, em municípios da região Sul do Brasil, no ano de 2015, por meio de entrevistas realizadas com informantes-chave da alimentação escolar. Foram estudados 21 municípios e entrevistados 111 informantes; dentre eles, nutricionistas, agricultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, representantes de cooperativas/sindicatos, secretários de agricultura e extensionistas rurais. Os dados quantitativos foram transferidos para uma planilha do Microsoft Excel e as análises foram realizadas no programa Stata (Stata Corporation College Station, EUA), versão 11.0, por meio do teste Exato de Fisher. As variáveis foram inicialmente analisadas descritivamente com base na distribuição de frequência (absoluta e relativa). As variáveis de dificuldades relacionadas à oferta de produtos orgânicos foram estratificadas por estado e, posteriormente, agrupadas por entrevistado. Os dados qualitativos foram transcritos em verbatim e importados para o software (Nvivo) para realização de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004). A maioria dos municípios (90,5%) não comprou alimentos orgânicos da agricultura familiar em 2015. A pouca disponibilidade de mercado fornecedor e a baixa produção de alimentos orgânicos foram as dificuldades mais apontadas para o processo da compra e para o processo da venda de alimentos orgânicos para alimentação escolar. Os entrevistados reconheceram que a divulgação dos benefícios dos alimentos orgânicos se a busca por informações e a certificação participativa contribuíram para superar as dificuldades de produção de orgânicos nos municípios. Considera-se que a valorização dos alimentos orgânicos é o ponto-chave para o aumento da oferta e incentivo ao agricultor na produção.Abstract : The National School Feeding Program introducing organic food from family farms into the public policy market contributes to reducing poverty and food insecurity in the countryside and encourages rural properties organization. In addition, it offers quality food to schoolchildren. In this way it stimulates the production of these foods, providing many benefits to environmental, social and public health issues. The objective of the study was to evaluate the potentialities and weakness in the process of buying and selling organic products from family agriculture to school feeding in municipalities of the southern region of Brazil, in 2015 through interviews with key informants in school feeding. A total of 21 municipalities were interviewed and 111 informants, among them nutritionists, farmers, agronomists, agricultural technicians, representatives of cooperative /syndicates, agricultural secretaries and rural extension workers were interviewed. Quantitative datas were transferred to a Microsoft Excel spreadsheet and analyzes were performed using Stata Corporation (Stata Corporation College Station, USA) version 11.0 using the Fisher Exact test. The variables were initially analyzed descriptively based on the frequency distribution (absolute and relative). The variables of difficulties related to the supply of organic products were stratified by state and later grouped bythe interviewee. The qualitative datas were transcribed in verbatim and imported into the software (Nvivo) to perform Content Analysis (Bardin, 2004). The majority of municipalities (90.5%) did not purchase organic food from family farms in 2015. The low availability of the supplier market and the low production of organic foods were the difficulties most pointed in the process of buying and selling organic food school. The interviewees acknowledged that the disclosure of the organic food benefits, as well as the search for information and participatory certification, have contributed to overcome the difficulties of organic production in the municipalities. It is considered that the organic food appreciation is the key point to increase food demand, providing the increase of the offer and consequently incentives to the farmer`s production.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205009
Date: 2018


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