Concepções da identidade profissional de estudantes e egressos do curso de jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC

DSpace Repository

A- A A+

Concepções da identidade profissional de estudantes e egressos do curso de jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC

Show full item record

Title: Concepções da identidade profissional de estudantes e egressos do curso de jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC
Author: Azevedo, Sidney Marlon de
Abstract: Este estudo de caso coleta e analisa as concepções da identidade profissional de jornalistas e estudantes de jornalismo da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, de Joinville. Os dados para a análise são obtidos por meio de entrevistas. A análise leva em consideração uma perspectiva que vê o jornalista como um profissional que passa por um momento de complexificação das suas condições de trabalho, o que acarreta mudanças no habitus (BOURDIEU, 1996) e, de forma substancial, na identidade profissional (DUBAR, 2005 e 2009; LIMA LOPES, 2013). Constatou-se a existência de duas concepções principais de ser jornalista. Uma de vertente técnica, mais preocupada com a qualidade do trabalho e da informação, e outra vinculada a um caráter mais editorial, de produção de discursos, com visão de participar de modo mais incisivo na sociedade.Abstract : This case study collects and analyzes the conceptions of professional identity of journalists and journalism students of the Bom Jesus / Ielusc Lutheran Educational Association, Joinville. The data for the analysis was collected through interviews. The analysis takes into account a perspective that sees the journalist as a professional who goes through a time of complexity of his working conditions, which leads to changes in the habitus (BOURDIEU, 1996) and, substantially, in the professional identity (DUBAR, 2005 and 2009, LIMA LOPES, 2013). Two main conceptions of journalism were found. One of the technical aspects, more concerned with the quality of work and information, and another linked to a more editorial, speech-producing character, with a view to participate more incisively in society.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205006
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PJOR0126-D.pdf 6.478Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar