A prática e o arranjo: uma proposta para a clínica-escola da odontologia na UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A prática e o arranjo: uma proposta para a clínica-escola da odontologia na UFSC

Show full item record

Title: A prática e o arranjo: uma proposta para a clínica-escola da odontologia na UFSC
Author: Pavan, Luís Henrique
Abstract: O campus e seus edifícios devem congregar práticas de sociabilidade entre a população universitária e a comunidade externa. Tais práticas acontecem no ensino, na pesquisa e na extensão. Sobretudo na área da saúde, essas atividades demandam edifícios complexos e um conjunto de estruturas de apoio, a exemplo de espaços livres e estacionamentos. Este trabalho consiste no novo conjunto de Clínicas Odontológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na UFSC. Exploram-se paralelamente programas destinados à comunidade universitária de outros centros de ensino e à população de fora da universidade, compreendendo essas práticas como inerentes e benéficas à existência da universidade pública, sobretudo em um contexto de contingenciamento de recursos. Mesmo sendo algumas configurações programáticas regulamentadas por legislações rígidas, a evolução das necessidades acadêmicas requer edifícios flexíveis capazes de abrigar programas em constante substituição. Considera-se o projeto como uma possibilidade de reforçar a interação entre academia e população e entre a natureza e os ambientes edificados, atitudes substanciadas pelo local de implantação e partido arquitetônico do conjunto. Explorando alternativas à produção atual do espaço de aprendizagem, busca-se aproximar o campus à sua natureza e às práticas multidisciplinares.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204617
Date: 2019-11-04


Files in this item

Files Size Format View Description
luishpavan_caderno final tcc (1).pdf 154.3Mb PDF View/Open Trabalho de conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar