Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design

DSpace Repository

A- A A+

Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design

Show full item record

Title: Fotografia e tecnologias digitais de informação e comunicação: um modelo blended learning direcionado a cursos de design
Author: Amaral, Ana Leticia Oliveira do
Abstract: A imagem fotográfica possui uma presença ubíqua na sociedade atual. Diversos aparatos capturam e compartilham milhões de imagens a todo momento no mundo inteiro. Pesquisas recentes sobre a linguagem fotográfica na formação de Designers, apontam que as mudanças geradas nas relações sociais devido aos aparatos digitais influenciam os processos de aprendizagem - formais e informais. Dessa maneira, o rápido avanço tecnológico torna primordial a necessidade de professores, alunos e profissionais se manterem atualizados, tendo em vista as inovações tecnológicas. Assim, ressalta-se a necessidade de ampliação e aprofundamento do conhecimento sobre fotografia e seu ensino frente às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Com base no exposto, esta pesquisa teve como objetivo geral propor um modelo blended learning para o ensino da fotografia no âmbito de cursos de graduação em Design. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, aplicada e propositiva, efetivou-se a pesquisa em três principais fases: revisão bibliográfica sobre a fotografia e seu ensino, estudo prospectivo sobre o ensino da fotografia em graduações de Design, por meio da adoção das técnicas de questionário, entrevista e grupo focal, e a proposição do modelo. Como resultado, chegou-se a um modelo blended learning para o ensino da fotografia, que foi estruturado em duas dimensões: a Dimensão Interna relacionada ao Ensino da Linguagem da Fotografia representada pelo núcleo do modelo que trata dos domínios fundamentais ao ensino da fotografia e a Dimensão Externa relacionada ao Blended Learning, que destaca as características fundamentais para a aplicação do modelo. Dentre essas características, estão: o Contexto, que aborda as questões relacionadas ao ambiente em que a disciplina está inserida; a Comunicação, que se refere à maneira que o conteúdo será tratado; as Tecnologias Digitais, que abrange os tipos de mídias; e a Avaliação, que se refere aos procedimentos de verificação do significado, impacto e valor da aprendizagem. Dessa forma, os resultados visam contribuir para o desenvolvimento de unidades educacionais que potencializem o ensino da fotografia em uma proposta blended learning. Ainda, considera-se que o resultado desta pesquisa também contribui para o planejamento sistemático frente às demandas da legislação.Abstract : The photographic image has a ubiquitous presence in the currently society. Many devices capture and share millions of images all over the world. Recent research on the photographic language in the training of Designers, point out that the changes generated in social relations due to digital devices influence the learning processes - formal and informal. In this way, the rapid technological advance makes the need for teachers, students and professionals to keep up to date, in view of technological innovations. Thus, the need to expand and deepen knowledge about photography and its teaching in the face of Information and Communication Digital Technologies is highlighted. Based on the foregoing, this research had as its general objective to propose a blended learning model for the teaching of photography in undergraduate courses in Design, considering the possibilities of digital technologies. For that, based on a qualitative, applied and propositive approach, the research was carried out in three main phases: bibliographical review on photography and its teaching, a prospective study on photography teaching in Design graduations, using the techniques of questionnaire, interview and focus group, and the proposition of the model. As a result, a blended learning model was developed for the teaching of photography, which was structured in two dimensions: the Internal Dimension related to the Teaching of the Language of Photography - represented by the core of the model that deals with the fundamental domains of photography and the External Dimension related to Blended Learning, which highlights the fundamental characteristics for the application of the model. Among these characteristics are: the Context, which addresses the issues related to the environment in which the discipline is inserted; the Communication, which refers to the way the content will be treated; Digital Technologies, which covers the types of media; and Assessment, which refers to the procedures for verifying the meaning, impact and value of learning. In this way, the results aim to contribute to the development of educational units that enhance the teaching of photography in a blended learning proposal. Furthermore, it is considered that the result of this research also contributes to the systematic planning of the demands of the legislation.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204562
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
PGDE0175-D.pdf 22.99Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar