Ritmos sem qualidades: leituras em versus de uma vertente da poesia portuguesa contemporânea

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Ritmos sem qualidades: leituras em versus de uma vertente da poesia portuguesa contemporânea

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Title: Ritmos sem qualidades: leituras em versus de uma vertente da poesia portuguesa contemporânea
Author: Osório, Júlia Telésforo
Abstract: Nesta tese, proponho o estudo do conceito de ritmo poético tradicional, aliado ao de versos livres, a partir da leitura de poemas integrantes das obras Poetas sem qualidades (Averno, 2002), Sunny Bar (Alambique, 2015) e Morada (Assírio & Alvim/Porto Editora, 2015). O critério de seleção do corpus analítico baseado na leitura das três antologias refere-se ao fato de Rui Pires Cabral e Manuel de Freitas terem obtido reconhecimento crítico, como poetas, a partir do lançamento da primeira. A tese é a de que eles mantêm o ritmo como recurso formal de suas escritas compostas em versos livres. Devido a isso, dialogam, de modo crítico e irônico, com a tradição composicional da arte poética, registrada em teorias e tratados de versificação, o que evidencia a continuidade do emprego de princípios formais consoantes às explicações etimológicas dos termos ritmo e verso . Dessa maneira, não haveria, nessa produção poética, indícios capazes de legitimar o abandono do trabalho poético com aquele tipo de modelo de criação nessa amostragem da literatura portuguesa contemporânea, o que foi proposto via paratextos na seleta organizada por Freitas e publicada no início deste século.Abstract : In this thesis, I propose the study of the concept of traditional poetic rhythm, associated to that of free verses, from the reading of poems belonging the works Poetas sem qualidades (Averno, 2002), Sunny Bar (Alambique, 2015) and Morada (Assírio & Alvim/Porto Editora, 2015). The selection of the analytical corpus based on the reading of the three anthologies refers to the fact that Rui Pires Cabral and Manuel de Freitas obtained critical acclaim, as poets, from the launch of Poetas sem qualidades. The thesis is that they maintain the rhythm as a formal resource of their writings composed in free verses. Because of this, they dialogue, in a critical and ironic way, with the compositional tradition of poetic art founded in theories and treaties of versification, which denotes the continuity of formal principles employed in line with etymological explanations of the terms rhythm and verse . In this way, there would be no evidence, in this poetic production, to legitimize the abandonment of poetic work with that pattern of creation in this sample of contemporary Portuguese literature, which was proposed via the paratexts selected by Freitas and published at the beginning of this century.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204503
Date: 2019


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